Leitura: Salmos 84

Seleção

Sl 84.5Como são felizes os que de ti recebem forças, os que decidem percorrer os teus caminhos. 6Quando passarem pelo vale do Choro, ele se transformará num lugar de fontes revigorantes; as primeiras chuvas o cobrirão de bênçãos. 7Eles continuarão a se fortalecer, e cada um deles se apresentará diante de Deus, em Sião. […] 12Ó Senhor dos Exércitos, como são felizes os que confiam em ti!

Salmos 84.5-7, 12

Observação

É muito provável que esse Salmo era cantado pelos peregrinos que se dirigiam a Jerusalém, afim de visitar o Templo dos judeus. Manifestavam, assim, sua alegria em estar na casa de Deus. Vale ressaltar que, na Antiga Aliança, Deus ainda não havia enviado seu Espírito Santo para habitar na vida dos cristãos. Portanto, a presença de Deus na Terra se dava apenas no Santo dos santos, um local específico do Templo em Jerusalém.

A jornada desses peregrinos era muitas vezes longa e difícil. Saindo de suas cidades, passavam por locais acidentados, montanhas, desertos, calor, aridez e perigos. No entanto, o final de sua viagem era recompensador, afinal, podiam entregar seus sacrifícios na casa de Deus.

Podemos observar a vida desses peregrinos como uma ilustração das nossas próprias vidas. Afinal, a vida é uma grande jornada, composta de sucessivos passos avançando por um caminho que findará na presença de Deus. A diferença é que, no final, Deus habitará conosco de forma presencial e material.

Ao longo dessa jornada chamada vida, nós, peregrinos de Deus, passamos por diferentes terrenos e condições. E, assim como na região de Israel, passamos por alguns desertos. No verso 6, o salmista fala sobre o vale do Choro, uma região conhecida em Israel por ser extremamente seca e difícil.

Todos nós, em diferentes situações da vida, passamos por esses vales desérticos. A sequidão do coração se assemelha à sequidão da terra. A ausência de bênçãos se assemelha à falta de chuvas. As rochas e montanhas parecem grandes provações e tribulações. O calor das emoções ruins se compara ao calor do deserto.

O salmista sabia muito bem das dificuldades daquele caminho. Mas, ao mesmo tempo, sabia que Deus era com ele. Por isso, com confiança peregrinava por caminhos difíceis, tendo a certeza de que receberia a força de Deus. Sabia que, na sequidão dos desertos, encontraria fontes revigorantes e chuvas de bênçãos. E, por tudo isso, cheio de confiança e alegria, atravessava os desafios da jornada, ansioso por encontrar-se na presença de Deus.

Assim é nossa vida. Peregrinos trilhando um caminho difícil, mas com a certeza de que Deus é conosco e, logo, O encontraremos. Por isso, não desista! O final será recompensador!

Petição

Senhor, dê-me força para enfrentar os desafios da jornada.

Aplicação

Buscarei em Deus a força para superar os desafios da vida.