Leitura: Salmos 81

Seleção

“Meu povo, no entanto, não quis ouvir; Israel não me obedeceu. Por isso, deixei que seguissem seus desejos teimosos e vivessem de acordo com suas próprias ideias. Ah, se meu povo me escutasse; quem dera Israel andasse em meus caminhos!

Salmos 81.11-13

Observação

A libertação da escravidão no Egito foi um marco na história dos hebreus. Por cerca de quatro séculos, o povo permaneceu escravo em terra estrangeira. Então, Deus escolheu Moisés para que, sob sua liderança, o povo fosse conduzido em segurança até o deserto. Em uma sucessão de atos miraculosos, Deus guiou o povo, permitindo que atravessassem o Mar Vermelho em segurança. Este feito foi lembrado ao longo das gerações subsequentes, conforme destaca o Antigo Testamento.

No entanto, de tempos em tempos, o povo hebreu esquecia dos feitos maravilhosos de Deus e acabava caindo na idolatria. Outros deuses eram levantados e adorados pelo povo, o que gerava disciplina da parte de Deus. Por isso, constantemente, os profetas exortavam o povo para que se voltasse ao Senhor e abandonasse seus ídolos.

Dentre as disciplinas de Deus, possivelmente a pior delas é descrita neste Salmo. Trata-se da ideia de Deus deixar que o povo seguisse seus próprios desejos teimosos e vivesse de acordo com suas próprias ideias. É o que Paulo fala aos Romanos sobre permitir que os obstinados sejam entregues às suas próprias paixões.

E não há caminho mais perigoso a seguir do que viver em desobediência deliberada, apesar das admoestações de Deus. Em algum momento, Ele permitirá que o desobediente viva conforme seus próprios desejos. É como se Deus retirasse o freio que nos impede de mergulhar fundo no pecado. Quando isso acontece, o resultado será um lamaçal terrível de pecados.

Caro leitor, avalie-se por um instante. Será que você não está vivendo uma vida de obstinação e teimosia? Será que você não está abandonando a Lei de Deus para viver segundo seus próprios desejos e suas próprias ideias? Assim como os profetas do Antigo Testamento alertavam seu povo, coloco-me neste lugar de exortação. Tenha cuidado para que Deus não lhe entregue aos seus próprios desejos. Isso pode ser perigoso demais. Arrependa-se enquanto há tempo.

Petição

Senhor, nunca permita que eu viva segundo as minhas próprias vontades. Guia-me todos os meus dias.

Aplicação

Buscarei viver em total submissão a Deus.