Leitura: Salmos 80

Seleção

Ó Deus dos Exércitos, suplicamos que voltes! Olha dos céus e vê a nossa aflição. Cuida desta videiraque tu mesmo plantaste, o filho que criaste para ti. Somos cortados e queimados por nossos inimigos; que eles pereçam ao ver a repreensão em tua face! Fortalece aquele a quem amas, o filho que criaste para ti. Então jamais te abandonaremos; reanima-nos, para que invoquemos o teu nome. Restaura-nos, ó Senhor, o Deus dos Exércitos! Que a luz do teu rosto brilhe sobre nós; só então seremos salvos.

Salmos 80.14-19

Observação

Às vezes, sentimos como se estivéssemos no meio de um turbilhão de problemas, sendo jogados de um lado para o outro em um redemoinho de aflições. Parece que as dificuldades chegam de todas as formas em nossa vida: questões financeiras, problemas no casamento, desafios com os filhos e até questões de saúde física.

Essa era a situação do povo do Reino do Norte (Reino de Israel), que abrigava 10 das 12 tribos do povo de Deus. Eles tinham caído na idolatria e na apostasia, mergulhados em injustiças sociais, e sequer ouviam os profetas que alertavam sobre seus pecados. A observância de rituais religiosos vazios mostrava a falta de verdadeira adoração a Deus.

As consequências não tardaram a chegar. Em 722 a.C., o Reino do Norte foi completamente dizimado pelos assírios. Conforme lemos nas Escrituras, isso foi um tipo de juízo divino para aqueles que haviam abandonado a verdadeira adoração. Perceba que tema da disciplina de Deus tem sido uma constante nos últimos Salmos de nossa sequência de devocionais. E trata-se de um assunto fundamental, pois este é o meio pelo qual Deus desperta Seus filhos para que corrijam seus caminhos.

Embora nem todo problema seja causado pela disciplina do Senhor, muitos o são. Portanto, se você se encontra em meio a um turbilhão de problemas e não consegue entender o porquê de tanto sofrimento, no mínimo, você precisa recorrer a Deus. Em um relacionamento de profunda intimidade com Ele, onde você investe tempo de qualidade aos Seus pés, gradativamente você terá clareza e discernimento sobre as situações.

Experimente investir seu tempo aos pés do Senhor. Desconecte-se regularmente do mundo lá fora. Fique em silêncio e solitude. Contemple a presença de Deus. Converse com Ele. Leia Sua Palavra e esteja atento para discernir Sua voz. Tenha certeza de que, ao praticar isso de forma regular e constante, gradativamente as coisas se organizarão e a paz voltará a reinar no seu lar.

Petição

Senhor, ajuda-me a perceber tua mão me corrigindo e ajuda-me a caminhar em retidão.

Aplicação

Investirei mais tempo em solitude.