Leitura: Salmos 79

Seleção

Ajuda-nos, ó Deus de nossa salvação, pela glória do teu nome. Livra-nos e perdoa nossos pecados, pela honra do teu nome.

Salmos 79.9

Observação

A situação em Jerusalém era caótica. Os babilônios haviam invadido a cidade, destruindo e profanando o Templo sagrado dos judeus, transformando Jerusalém em um monte de ruínas. Corpos espalhados pela cidade serviam de comida aos animais selvagens. Os sobreviventes ou ficaram na cidade destruída ou foram levados como escravos para a Babilônia. O cenário era de completa desolação.

Tudo isso aconteceu porque Deus estava disciplinando Seu povo, conforme vimos nos salmos anteriores. Diante da ruína, o salmista clama pelo socorro de Deus. Ele menciona que estavam sendo objeto de riso e desprezo pelos povos ao redor e implora por uma intervenção divina urgente. No entanto, o salmista não apenas pediu ajuda, mas também reconheceu os pecados de seu povo e pediu perdão.

A disciplina de Deus é o mecanismo pedagógico que Ele utiliza para mostrar que estamos no caminho errado. E o que Ele espera de nós é um verdadeiro arrependimento, que começa com o reconhecimento de nossos pecados. Portanto, a disciplina de Deus é como um farol que ilumina nossos erros, evidenciando a necessidade de reconhecermos o caminho mau. Então, com humildade, clamamos pelo perdão de Deus. Após isso, Ele espera que mudemos nosso comportamento, pois arrependimento verdadeiro implica, necessariamente, em mudança de atitude.

Se você tem identificado a disciplina de Deus em sua vida e percebeu que a causa é algum pecado específico, é hora de pedir perdão a Ele e suplicar pela capacitação do Espírito Santo para vencer essa luta. Se há em seu coração um desejo genuíno de honrar a Deus, Ele lhe dará a força necessária para vencer.

Uma vez arrependidos de nossos maus caminhos, vivemos uma vida de total submissão a Deus. Dirigidos pelo Espírito Santo, podemos usar as palavras do próprio salmista no verso 13: “Então nós, teu povo, ovelhas do teu pasto, para sempre te daremos graças e louvaremos tua grandeza por todas as gerações.”

Petição

Senhor, me mostre meus pecados e ajuda-me a vencê-los.

Aplicação

Refletirei sobre a minha própria vida.