Leitura: Habacuque 1

Seleção

Hc 1.2Até quando, Senhor, terei de pedir socorro? Tu, porém, não ouves. Clamo: “Há violência por toda parte!”, mas tu não vens salvar. 3Terei de ver estas maldades para sempre? Por que preciso assistir a tanta opressão? Para qualquer lugar que olho, vejo destruição e violência. Estou cercado de pessoas que discutem e brigam o tempo todo. 4A lei está amortecida, e não se faz justiça nos tribunais. Os perversos são mais numerosos que os justos e, com isso, a justiça é corrompida.

Habacuque 1.2-4

Observação

O livro de Habacuque, escrito pelo profeta de mesmo nome há mais de 2500 anos, possui aplicações muito pertinentes para os nossos dias. O reino de Judá estava à beira de um colapso. Vemos, no trecho destacado, Habacuque questionando a Deus sobre o porquê de tanto sofrimento no meio de seu povo. Violência, maldade, opressão, destruição, brigas e injustiça marcavam a sociedade da época. Em sua perspectiva, Deus não estava fazendo nada para impedir o mal. Por isso, o profeta clama por socorro.

A oração de Habacuque ainda ressoa em nossos dias. Basta assistir a um dos jornais televisivos que logo percebemos que nossa nação vai de mal a pior. Governos corruptos, assaltos a bancos, violência doméstica, abuso sexual infantil e tantas outras perversidades são um retrato fiel de nossa sociedade. Até quando, Senhor, viveremos esse caos moral, social, ético, político e econômico no Brasil?

Voltando ao texto, vemos que Deus, então, responde que enviaria a nação da Babilônia até Judá. Uma nação cruel, violenta e idólatra que causava destruição por onde passava. Essa nação estrangeira e má seria a ferramenta do Senhor para disciplinar o seu próprio povo. Perceba que, até nesse momento, quem seria punido pelos seus pecados era o próprio povo de Deus e não os Babilônios, seus inimigos.

A disciplina é uma ferramenta pedagógica. Muitas vezes dolorida, mas sempre necessária para que caminhos tortuosos sejam endireitados. Pais disciplinam seus filhos rotineiramente e sabem que essa ferramenta é necessária para o desenvolvimento das crianças. Com Deus, não seria diferente. Como um Pai que ama seus filhos, eventualmente faz uso dessa ferramenta que nos provoca certo tipo de dor, porém tem alto poder para corrigir a nossa rota.

Talvez a tribulação que você, cristão, esteja vivendo seja uma disciplina da parte de Deus. Por isso, pare por um instante, reflita e ore. Nessa oração, primeiramente, agradeça a Ele pelo fato de que ama você, porque o pai disciplina o filho que ama. Em segundo lugar, peça para que Deus lhe mostre se há, em sua vida, algum caminho tortuoso. E fique atento, porque Ele falará ao seu coração.

Petição

Senhor, perdoa meus pecados. Esquadrinha meu coração e me mostra onde tenho pecado. Ajuda-me a me arrepender genuinamente. Dê-me força para vencer esses pecados.

Aplicação

Refletirei sobre meus caminhos.