Leitura: 1Coríntios 15

Seleção

Acontecerá num instante, num piscar de olhos, ao som da última trombeta. Pois, quando a última trombeta soar, aqueles que morreram ressuscitarão a fim de viver para sempre. E nós que estivermos vivos também seremos transformados. Pois nosso corpo mortal precisa ser transformado em corpo imortal. Então, quando nosso corpo mortal tiver sido transformado em corpo imortal, se cumprirá a passagem das Escrituras que diz: “A morte foi engolida na vitória. Ó morte, onde está sua vitória? Ó morte, onde está seu aguilhão?”. O pecado é o aguilhão da morte que nos fere, e a lei é o que torna o pecado mais forte. Mas graças a Deus, que nos dá vitória sobre o pecado e sobre a morte por meio de nosso Senhor Jesus Cristo! Portanto, meus amados irmãos, sejam fortes e firmes. Trabalhem sempre para o Senhor com entusiasmo, pois vocês sabem que nada do que fazem para o Senhor é inútil.

1Coríntios 15.52-58

Observação

Havia uma discussão entre os Coríntios a respeito da ressurreição. Alguns membros daquela igreja não acreditavam que Jesus havia ressuscitado. Paulo, então, defende essa verdade ao relatar os inúmeros casos de pessoas que haviam avistado o Senhor ressurrecto. Ele também afirma que, se Jesus não tivesse ressuscitado, nossa fé não valeria de nada.

Na sequência do capítulo, o apóstolo diz que não somente Jesus, mas todos os seus seguidores um dia ressuscitarão. Receberão novos corpos para habitar as regiões celestes por toda a eternidade na presença do Pai, em um lugar onde não haverá mais choro, dor, angústia ou morte.

Essa gloriosa verdade deveria nos encher de esperança. Vivemos em um mundo caído, dominado pelo pecado. Corrupção, imoralidade, mentira, traições, doenças e morte são as marcas desse mundo que jaz no maligno. Ficamos entristecidos, decepcionados, desanimados, angustiados e, muitas vezes, até depressivos. No entanto, quando lemos essas palavras de Paulo, nosso coração deveria transbordar de expectativa.

Ao som da última trombeta, num piscar de olhos, aqueles que estiverem mortos ganharão novos corpos espirituais. Aqueles que estiverem vivos serão transformados. Nós, os filhos de Deus, viveremos para sempre! Nesse glorioso dia, o pecado e a morte serão completamente derrotados. Experimentaremos a presença de Deus habitando em nosso meio e nenhum mal haverá.

Não existirá mais desânimo, angústia, medo ou depressão. Só haverá paz, plenitude e gozo para sempre. Portanto, de acordo com a exortação de Paulo, sejamos fortes e firmes. As angústias do presente logo cessarão. Trabalhemos, então, com entusiasmo para o Senhor, pois sabemos que nada do que fazemos para Ele é inútil.

Petição

Senhor, ajuda-ma a suportar as aflições do tempo presente. Enche meu coração de expectativa para a vida eterna.

Aplicação

Olharei mais para a eternidade.