Leitura: 1Coríntios 9

Seleção

1Co 9.23Faço tudo isso para espalhar as boas-novas e participar de suas bênçãos. 24Vocês não sabem que, numa corrida, todos competem, mas apenas um ganha o prêmio? Portanto, corram para vencer. 25O atleta precisa ser disciplinado sob todos os aspectos. Ele se esforça para ganhar um prêmio perecível. Nós, porém, o fazemos para ganhar um prêmio eterno.

1Coríntios 9.23-25

Observação

Paulo tinha uma missão: espalhar as Boas Novas de Jesus Cristo. Para isso, ele utilizava estratégias para alcançar diferentes grupos. Quando estava com os judeus, por exemplo, ele vivia sob a Lei judaica, mesmo não estando mais sujeito a ela. Quando estava com os gentios, vivia de modo independente da Lei. Em outras palavras, como um camaleão, Paulo se adaptava às diferentes circunstâncias para encontrar um ponto de contato com aqueles que ele precisava evangelizar.

Vale ressaltar que o apóstolo jamais abriu mão dos aspectos centrais de fé e prática. Ele obedecia à Lei de Cristo, disciplinando-se como um atleta em treinamento. Assim, Paulo abria mão de questões periféricas para se conectar a diferentes grupos, mas vivia de forma obediente a Cristo, para não ser desqualificado.

Ainda que não sejamos apóstolos, também temos a incumbência de espalhar as Boas Novas. Essa missão também nos foi dada. É fato que nossa salvação eterna não depende de nossa performance nessa atribuição. No entanto, haverá uma recompensa na eternidade proporcional às nossas boas obras aqui na Terra.

Jesus disse por intermédio de João no livro do Apocalipse: “Vejam, eu venho em breve e trago comigo a recompensa para retribuir a cada um de acordo com seus atos. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” (Ap 22.12, 13).

A Bíblia não deixa claro que tipo de recompensas receberemos na eternidade. No entanto, é evidente que esse galardão é proporcional às nossas boas obras e, definitivamente, espalhar as Boas Novas é, por assim dizer, a “boa obra” principal.

Paulo ilustra muito bem ao falar sobre um atleta que treina disciplinadamente para conquistar um prêmio terreno e perecível. Ele, porém, disciplinava o próprio corpo com vistas a uma recompensa eterna.

Meu irmão e minha irmã, nem sempre é fácil se envolver nas coisas do Reino de Deus. As tentações que nos afastam dessas atribuições são grandes. Mas não devemos desanimar. Ainda que não vejamos o prêmio que receberemos, sabemos que valerá a pena. Com poucos minutos no céu, nos perguntaremos: “Por que não fiz mais para Deus?”

Petição

Senhor, ajuda-me a viver uma vida digna do Teu nome. Capacita-me a viver em boas obras.

Aplicação

Continuarei a disciplinar meu corpo para servir a Cristo.