Leitura: 1Coríntios 5

Seleção

…Não percebem que esse pecado é como um pouco de fermento que leveda toda a massa? Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova, sem fermento, o que de fato são. Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. Por isso, celebremos a festa não com o velho pão, fermentado com maldade e perversidade, mas com o novo pão da sinceridade e da verdade, sem nenhum fermento. 

1Coríntios 5.6-8

Observação

Neste capítulo, Paulo está repreendendo os Coríntios por tolerarem o pecado da imoralidade sexual naquela igreja. Ele admoesta os líderes para que iniciem um processo de disciplina para com um homem que havia mantido relações sexuais com sua madrasta.

Paulo fala do perigo de se associar com irmãos da própria igreja que se entregam à imoralidade sexual. Ele diz que esse tipo de coisa é como o fermento que leveda toda a massa. Ou seja, é um pecado que inicia discreta e secretamente. Mas, se não for alertado, eventualmente, contaminará muitos que estão ao redor.

O autor da carta ainda enfatiza que não se referia a pessoas de fora da igreja. Seu alerta era para que tomassem cuidado com aqueles que se diziam irmãos mas viviam na imoralidade sexual.

Não há dúvidas que, assim como na época de Paulo, a imoralidade sexual é um dos pecados mais comuns em nosso meio que, infelizmente, adentrou às igrejas. Sexo fora do casamento tornou-se assunto comum e banal. E, para que as multidões não se sintam ofendidas, tendo em vista a “normalidade” desse tipo de pecado, pouco se toca no assunto.

No entanto, não podemos pular essa e outras partes da Bíblia. Se ela é a Palavra de Deus como cremos, essa é a vontade dEle para seu povo. Sexo, portanto, é a íntima união entre marido e esposa. Não há exceções. Não há outras possibilidades. Tudo que fugir disso é imoralidade sexual.

Se você não é casado mas se encontra em um relacionamento marcado por sexo, saiba que você está deliberadamente infringindo uma lei de Deus. Isso não significa necessariamente que você está condenado ao inferno por conta desse pecado; mas significa que Deus está lhe chamando ao arrependimento. E arrepender-se genuinamente significa mudar de rota. Significa deixar hábitos pecaminosos para trás. Você não precisa disso para viver. Não dê ouvidos ao que o mundo diz. Tenha certeza que uma vida de obediência a Deus é a melhor decisão que alguém pode ter.

Petição

Senhor, ajuda-me a ajudar aqueles que se encontram mergulhados na imoralidade sexual. 

Aplicação

Buscarei ajudar quem se encontra nessa situação.