Leitura: Salmos 68

Seleção

Levanta-te, ó Deus, e dispersa teus inimigos; fujam de ti todos que te odeiam. Sopra-os para longe como fumaça e derrete-os como cera no fogo. Que os perversos sejam destruídos na presença de Deus. Que os justos, porém, se alegrem; exultem na presença de Deus e sejam cheios de alegria. Cantem louvores a Deus e a seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens. Seu nome é Senhor; alegrem-se em sua presença! Pai dos órfãos, defensor das viúvas, esse é Deus, cuja habitação é santa. Deus dá uma família aos que vivem sós; liberta os presos e os faz prosperar. 

Salmos 68.3-6

Observação

No Salmo atual, Davi faz dois apelos: um para que Deus estabeleça Sua justiça contra os inimigos de Seu povo e outro para que os justos se regozijem na presença divina. Ele motiva o povo a entoar louvores e exaltar Aquele que cuida dos desamparados, liberta os cativos e proporciona companhia aos solitários.

Muitos possuem uma concepção equivocada sobre Deus, como se Ele fosse um policial, pronto para nos punir por nossas transgressões. Apesar de disciplinar quando necessário, os cristãos devem enxergá-Lo mais como um Pai amoroso, provedor de todas as nossas necessidades.

No Sermão do Monte (Mt 6), Jesus enfatiza que não devemos nos preocupar com alimentação, vestuário ou outras preocupações materiais, pois nosso Pai celestial conhece nossas necessidades. Se Ele cuida das aves do céu e dos lírios do campo, quanto mais cuidará de Seus filhos!

Essas verdades deveriam nos conferir segurança, mas a cultura consumista na qual estamos inseridos pode nos deixar ansiosos em relação ao futuro. No entanto, o salmista nos lembra que Deus nos carrega em Seus braços diariamente, nos salva e livra da morte. Então, por que temer?

Se a ansiedade costuma bater à porta do seu coração, reflita sobre essas verdades gloriosas. Você, seguidor de Jesus, pode ter a certeza e a tranquilidade de que Deus, nosso Pai celestial, não nos deixará passar necessidade.

Se a ansiedade costuma bater à sua porta, medite nessas gloriosas verdades. Como seguidor de Jesus, você deve confiar que nosso Pai celestial suprirá todas as suas necessidades.

Petição

Senhor, obrigado por ser meu auxílio. Sei que és meu Pai amado e nada me faltará.

Aplicação

Buscarei descansar nessa verdade.