Leitura: Salmos 63

Seleção

Ó Deus, tu és meu Deus; eu te busco de todo o coração. Minha alma tem sede de ti; todo o meu corpo anseia por ti nesta terra seca, exausta e sem água. Eu te vi em teu santuário e contemplei teu poder e tua glória. Teu amor é melhor que a própria vida; com meus lábios te louvarei. Sim, te louvarei enquanto viver; a ti em oração levantarei as mãos. Tu me satisfazes mais que um rico banquete; com cânticos de alegria te louvarei. Quando me deito, fico acordado pensando em ti, meditando a teu respeito a noite toda. Pois tu és meu auxílio; à sombra de tuas asas canto de alegria.

Salmos 63.1-7

Observação

Quais são as suas fontes de prazer? Onde você encontra alegria e satisfação? Talvez seja em uma refeição deliciosa, um momento de qualidade com a família, um trabalho bem-sucedido e reconhecido, ou até mesmo em uma atividade esportiva. Perceba que todas essas são fontes legítimas de satisfação; nos sentimos bem ao desfrutá-las, e não há problema algum nisso.

No entanto, o problema surge quando essas fontes de prazer assumem o lugar de Deus em nossas vidas. Como mencionado ontem, quando algo ou alguém ocupa o centro de nossos corações, deixando Deus em segundo plano, isso se torna uma forma de idolatria.

Portanto, um ídolo pode ser qualquer coisa, mesmo que seja algo permitido, que substitua Deus em nossas vidas. E é importante perceber como essa substituição pode ocorrer de maneira sutil. Por exemplo, você pode estar engajado em disciplinas espirituais como a oração e a leitura da Bíblia, frequentar a igreja e se envolver em atividades religiosas. No entanto, se Deus não estiver ocupando o primeiro lugar em sua vida, é sinal de que você tem pelo menos um ídolo em seu coração.

Observamos que o rei Davi, apesar de ser o líder máximo de Israel, reconhecia que Deus ocupava o centro de sua vida. Ele expressou neste Salmo que o Senhor o satisfazia mais do que banquetes requintados, e que passava as madrugadas meditando sobre Ele. Por causa disso, Davi louvava e adorava a Deus constantemente.

Então, faça uma avaliação sincera de si mesmo. Há algo mais importante para você do que Deus em sua vida? Se essa for a sua realidade, apresente esse pecado em oração. De maneira transparente e honesta, abra o seu coração a Ele, reconhecendo o seu erro e suplicando para que você encontre o mesmo prazer na presença de Deus que o rei Davi encontrava. À medida que você se empenhar nisso, perceberá gradualmente que o seu coração será inclinado para a presença de Deus, e naturalmente você encontrará nEle a sua principal fonte de prazer e satisfação.

Petição

Senhor, que meu maior prazer seja estar em tua presença. Então, mostra-me se existem ídolos em meu coração e ajuda-me a derrubá-los. 

Aplicação

Refletirei sobre possíveis ídolos em meu coração.