Leitura: Salmos 51

Seleção

Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia. Lava-me de toda a minha culpa, purifica-me do meu pecado. […] Purifica-me de minha impureza, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve. Devolve-me a alegria e a felicidade! Tu me quebraste; agora, permite que eu exulte outra vez. […] Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova dentro de mim um espírito firme. Não me expulses de tua presença e não retires de mim teu Santo Espírito. Restaura em mim a alegria de tua salvação e torna-me disposto a te obedecer.

Salmos 51.1,2,7,8,10-12

Observação

Este é um dos salmos mais profundos escritos pelo rei Davi. Ele havia cometido um terrível pecado e estava sendo confrontado pelo profeta Natan. Diante da exposição de sua transgressão, Davi abre seu coração a Deus e escreve este Salmo.

Nele, o grande rei Davi roga por misericórdia, reconhecendo sua pecaminosidade sem tentar justificar-se. Pelo contrário, arrependido do que fizera, suplica por perdão e transformação de seu coração.

Davi estava arrasado por conta do pecado que cometera. E é exatamente este o efeito que as transgressões causam em nossas vidas: tristeza, remorso, culpa, desânimo e desesperança. Por isso, Davi suplicava a Deus para que Ele lhe devolvesse a alegria e a felicidade que perdera. O pecado promete prazeres inigualáveis, no entanto, oferece migalhas que só geram mais tristeza.

Davi perdera a alegria da salvação, encontrando-se distante de Deus e incapaz de sentir os prazeres profundos de uma vida em comunhão com o Senhor. Talvez você mesmo esteja sentindo isso: frieza espiritual, apatia e desânimo com as coisas de Deus. Seu coração pode ter sido fisgado pelos prazeres momentâneos que o pecado oferece, fazendo com que não consiga mais sentir a alegria da salvação e o prazer de estar na presença de Deus.

Mas você pode fazer como Davi fez. Pode abrir seu coração a Deus, suplicando por misericórdia e uma transformação profunda e genuína de sua vida. Aqueles que buscam a Deus com sinceridade e vulnerabilidade, pedindo por um novo coração porque estão cansados do pecado, certamente serão atendidos. E, dessa forma, poderão experimentar as maiores alegrias e os maiores prazeres que a vida oferece. Portanto, se desejar, sugiro que ore comigo a seguinte oração:

Petição

Senhor, perdoa as minhas transgressões. Sei que sou pecador desde sempre. Meu coração se inclina para o pecado e sinto prazer em cometê-lo. Mas sei que esse não é o propósito do Senhor para mim. Sei que fui criado para louvar teu nome. Dê-me um coração puro! Restaura em mim a alegria da tua salvação! Oro isso em nome de Jesus. 

Aplicação

Sempre abrirei meu coração a Deus.