Leitura: Salmos 50

Seleção

Ofereçam a Deus seu sacrifício de gratidão e cumpram os votos que fizerem ao Altíssimo. Então clamem a mim em tempos de aflição; eu os livrarei, e vocês me darão glória.” Ao perverso, porém, Deus diz: “De que adianta recitar meus decretos e falar a respeito de minha aliança? Pois você recusa minha disciplina e trata minhas palavras como lixo. Quando vê ladrões, aprova o que fazem e passa seu tempo com adúlteros. Sua boca está cheia de maldade, e sua língua, repleta de mentiras. Vive a caluniar seu irmão, filho de sua própria mãe […] A gratidão, porém, é um sacrifício que de fato me honra; se permanecerem em meus caminhos, eu lhes revelarei a salvação de Deus”.

Salmos 50.14-20,23

Observação

Na Antiga Aliança, Deus exigia sacrifícios de animais como forma de expiação pelos pecados do povo hebreu. Simbolicamente, esses animais assumiam os pecados do povo, temporariamente aplacando a ira divina.

Apesar de parecer uma prática estranha nos dias atuais, havia um propósito. Era uma prefiguração do que estava por vir. Esses sacrifícios apontavam para o Cordeiro Imaculado, Jesus Cristo, cujo sacrifício redimiu os pecadores que confiam na sua obra.

No entanto, essa confiança não se resume a um mero assentimento intelectual. Não basta apenas ouvir falar da obra de Jesus e concordar com ela. É necessário confiar que seu sacrifício, completo e definitivo, cancelou nossa dívida para sempre, a ponto de não precisarmos fazer mais nada para garantir nossa absolvição. 

Você pode estar se perguntando se é só isso. Ou talvez queira evidências concretas do perdão de Deus. É aí que entra outro ponto: a fidelidade. Todos os que confiam na obra de Jesus devem responder com fidelidade, vivendo uma vida de gratidão por meio da obediência a Deus. Ou seja, uma evidência de que realmente confiamos na obra de Jesus e fomos perdoados de nossos pecados é o fato de que procuramos responder de forma prática, por meio de uma vida de obediência.

Conforme o salmista nos lembra, a verdadeira gratidão se manifesta na renúncia ao mal e na busca por uma vida que glorifica a Deus em todos os aspectos. Significa evitar a maldade, rejeitar a mentira e a fofoca, promover a unidade, cumprir com as obrigações financeiras e honrar os compromissos, incluindo os matrimoniais.

Este convite à reflexão nos desafia a avaliar se verdadeiramente somos gratos por tudo o que Deus fez e continua fazendo por nós. E, se somos, então devemos corresponder a esse amor vivendo em obediência, pois este é o sacrifício que verdadeiramente agrada a Deus.

Petição

Senhor Deus, ajuda-me a compreender e a enxergar profundamente as bênçãos espirituais. Assim, ajuda-me a responder com uma vida de gratidão.

Aplicação

Buscarei viver em obediência sempre.