Leitura: Salmos 47

Seleção

Sl 47.1Batam palmas, todos os povos! Celebrem a Deus em alta voz! 2Pois o Senhor Altíssimo é temível; é o grande Rei de toda a terra. […] 6Cantem louvores a Deus, cantem louvores, cantem louvores ao nosso Rei, cantem louvores! 7Pois Deus é o Rei de toda a terra; louvem-no com um salmo. 8Deus reina sobre as nações, sentado em seu santo trono.

Salmos 47.1,2,6-8

Observação

Por vezes, nós brasileiros nos sentimos explorados pelos nossos governantes, sejam eles prefeitos, governadores, presidentes e, principalmente, ministros. Temos a impressão de que eles simplesmente fazem o que bem entendem porque detêm o poder em suas mãos. Desvios de recursos financeiros, maracutaias e inúmeras ações para benefício próprio são comuns. Alguns destes líderes são tão habilidosos que se perpetuam no poder ao longo dos anos. E para piorar, procuram calar aqueles que se levantam contra o sistema por meio de censura, processos judiciais e até mesmo prisão.

O pior de tudo é que nos sentimos de mãos atadas. Protestos costumam ser ineficientes e ainda podem gerar efeito contrário. Sentimos que não apenas estamos inertes, mas que qualquer levante por parte do povo poderá trazer consequências terríveis. A mídia, por motivos óbvios, dará suporte a esses governantes, afinal de contas, são beneficiados por eles. É um jogo de “toma lá da cá” onde alguns poucos líderes assumem o controle das massas.

Isso tem gerado uma forte e profunda indignação em muita gente, incluindo os cristãos. E a impressão que temos é que Deus também está de mãos atadas, porque aparentemente não vemos o seu agir. No entanto, neste Salmo fica evidente que isso não é verdade. Deus é o grande Rei de toda a terra; Ele reina sobre as nações, sentado em seu santo trono. E, em sua soberania, certamente tem controlado cada aspecto relacionado aos governos mundiais.

A questão é que “os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos” (Is 55.9), ou seja, não conseguimos compreender o seu agir e porque Ele permite essas atrocidades. Diante disso, precisamos exercitar a nossa paciência e a nossa confiança no fato de que Deus não perdeu o controle de nada e tem cuidado de seu povo, ainda que estes governantes sejam maus.

Diante dessas verdades, precisamos aprender a confiar em Deus. Então, que a nossa indignação se transforme em oração. Que a nossa revolta se transforme em ações beneficentes. Que entendamos que “nossas lutas não são contra carne e sangue, mas contra principados e potestades” (Ef 6.12). Que a nossa impaciência se transforme em serenidade para que, por meio dessa paz que excede o entendimento, possamos testemunhar sobre a confiança que temos no Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Petição

Senhor Deus, ajuda-me a confiar em Ti. Em meio às atrocidades que os líderes políticos têm cometido, ajuda-me a descansar em tua soberania.

Aplicação

Exercitarei a paciência.