Leitura: Tiago 3

Seleção

Se vocês são sábios e inteligentes, demonstrem isso vivendo honradamente, realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria. Mas, se em seu coração há inveja amarga e ambição egoísta, não encubram a verdade com vanglórias e mentiras. Porque essas coisas não são a espécie de sabedoria que vem do alto; antes, são terrenas, mundanas e demoníacas. Pois onde há inveja e ambição egoísta, também há confusão e males de todo tipo. Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura. Também é pacífica, sempre amável e disposta a ceder a outros. É cheia de misericórdia e é o fruto de boas obras. Não mostra favoritismo e é sempre sincera.

Tg 3.13-17

Observação

Sabedoria é a habilidade de aplicar o conhecimento na vida cotidiana. Uma pessoa sábia é aquela que consegue integrar em sua rotina tomadas de decisão embasadas no conhecimento adquirido. Em outras palavras, de forma coerente, elas vivem o seu dia a dia de acordo com aquilo que sabem.

No entanto, neste trecho da carta, Tiago contrasta dois tipos de sabedoria: a sabedoria que vem de Deus e a sabedoria mundana. A primeira é caracterizada pela humildade e pureza, é permeada por paz, amabilidade e está sempre disposta a ceder ao próximo; é também repleta de misericórdia e sinceridade. Esta é a sabedoria que provém do alto. Já a sabedoria mundana, também denominada terrena e demoníaca, é impulsionada pela inveja e pela ambição egoísta.

Você consegue perceber a distância que há entre esses dois tipos de sabedoria? São sabedorias diametralmente opostas. Uma é influenciada por Deus através do conhecimento adquirido em Sua Santa Palavra. A outra é obtida através de conhecimento demoníaco. Qual será o resultado esperado de cada uma dessas sabedorias? Não há dúvida de que serão igualmente opostos.

Se você observar, a sabedoria que vem do alto se resume em concentrar-se no próximo. Trata-se de pensar menos em si mesmo, a fim de servir ao outro. Não foi à toa que Jesus agiu exatamente dessa maneira ao sacrificar-se no lugar de pecadores. Por outro lado, pessoas consideradas sábias segundo o padrão mundano concentram suas atenções unicamente em si mesmas. O único interesse que demonstram pelo outro é para alimentar a inveja.

Faça uma avaliação de como tem sido sua vida. Qual tem sido seu foco principal? Em si mesmo ou nas pessoas ao seu redor? Em seus prazeres pessoais ou nas necessidades do próximo? Se você é um discípulo de Jesus, sabe que deve imitá-Lo; portanto, reflita sobre essa profunda e reveladora verdade e abra seu coração a Ele. Se houver necessidade, peça por uma transformação de seu caráter.

Petição

Senhor, ajuda-me a concentrar minha vida em torno do próximo. Tira os meus olhos de mim mesmo afim de que eu viva para servir, como Tu mesmo viveste.

Aplicação

Exercitarei o amor ao próximo.