Leitura: Efésios 6

Seleção

Quanto ao mais, sejam fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo. Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis. 

Ef 6.10-13

Observação

O que você pensa sobre a ação maligna contra nossas vidas? Há dois perigos nesse assunto. O primeiro é superestimar seu poder, equiparando Satanás a Deus e atribuindo a ele todos os problemas da vida. O outro é subestimar sua capacidade e, por causa disso, não lutar contra esse inimigo real.

Paulo não cai em nenhum desses extremos. Ele reconhece que são forças reais, mas afirma que podem ser vencidas com a força que vem de Deus. De fato, os demônios são reais e lutam contra o avanço do Reino dos céus. São anjos caídos, liderados por Satanás, que operam de forma sorrateira e sutil, atacando o povo de Deus com armadilhas e setas, tentando atrapalhar suas vidas e impedir a expansão do Reino de Deus.

Longe de ser um poder que rivaliza em igualdade com os poderes de Deus, a ação maligna pode exercer influência negativa na vida do cristão. Por isso, Paulo não apenas alerta sobre essas forças, mas também instrui sobre como devemos enfrentar essa batalha.

Ele diz que precisamos estar preparados para o dia mau, que é aquele momento em que os espíritos malignos nos assaltam com tentações poderosas. Para não cairmos em suas ciladas, precisamos usar toda a armadura de Deus e assim permaneceremos inabaláveis.

Essa armadura é composta pelo cinturão da verdade, que significa que as verdades de Deus devem ser uma característica distintiva de todo cristão. A couraça da justiça, que indica que todo crente deve viver de acordo com a justiça de Cristo. O calçado do Evangelho, que implica viver e compartilhar essa mensagem com o mundo perdido. O escudo da fé, que apaga os dardos do Maligno. O capacete da salvação, que protege a mente do cristão. E a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, com a qual vencemos os ataques malignos.

Invista um tempo em oração e busque discernimento sobre o quanto você tem sido alvo de ataques demoníacos e o que você precisa fazer para se proteger. Sim, eles são reais; no entanto, você tem à disposição todas as peças da armadura de Deus que o fortalecerão e protegerão contra o dia mau.

Petição

Senhor, ajuda-me a ter o discernimento a respeito de ataques malignos. Fortalece-me com tua armadura e me livra do dia mau.

Aplicação

Refletirei mais sobre a influência maligna.