Leitura: Efésios 4

Seleção

Isto, portanto, digo e no Senhor testifico: não vivam mais como os gentios, que vivem na vaidade dos seus próprios pensamentos, tendo o seu entendimento obscurecido, separados da vida que Deus concede, por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração. Tendo-se tornado insensíveis, eles se entregaram à libertinagem para, de forma desenfreada, cometer todo tipo de impureza. Mas não foi assim que vocês aprenderam de Cristo

Efésios 4.17-20

Observação

Nessa passagem, o apóstolo Paulo instrui a igreja de Éfeso a não mais viver em práticas pecaminosas como vivem aqueles que estão afastados de Deus. Segundo o autor da carta, essas pessoas vivem de acordo com a vaidade de seus próprios pensamentos, pois estão insensíveis aos ensinamentos de Jesus.

Definitivamente, há grande incoerência naqueles que se dizem cristãos e vivem na libertinagem, mergulhados em todo tipo de impureza. Isso porque esse estilo de vida é completamente contrário ao que Jesus nos ensinou a viver. No verso 30 do mesmo capítulo, ele afirma que esse tipo de prática, inclusive, entristece o Espírito Santo de Deus.

Paulo ainda traz algumas aplicações bem práticas que serviam não somente para os seus leitores da época como também para nossas vidas. Ele diz que devemos abandonar a mentira, que não podemos deixar com que a ira nos domine e que o roubo sequer faça parte de nossas vidas. Ensina também que repartamos nossos bens com os necessitados e que de nossas bocas somente saiam palavras para edificação. E completa: “Que não haja no meio de vocês qualquer amargura, indignação, ira, gritaria e blasfêmia, bem como qualquer maldade”. 

Viver uma vida piedosa é uma expressão de gratidão e amor a Deus. Aqueles que têm consciência do quanto foram perdoados por Ele certamente buscarão viver uma vida que O agrade em todas as situações. Portanto, viver uma vida de amor ao próximo é a resposta que Deus espera de nós, uma vez que Ele mesmo nos amou tanto.

Imagine um pai entregando seu próprio filho para ser condenado no lugar de um terrível criminoso. Foi exatamente o que Deus fez em nosso favor, mesmo sem merecermos. Mas, talvez você pense que não é tão mau assim… que está longe de ser um bandido. Mas convido você a fazer uma análise de toda a sua vida. Quantas vezes você já desobedeceu à Lei de Deus? 10 vezes? 100 vezes? Certamente muito mais. Agora, imagine um cidadão que infringiu a lei brasileira mais de 100 vezes. Qual seria sua pena?

Essa era exatamente a nossa situação diante de Deus. Transgressores de sua Lei. No entanto, Ele, rico em misericórdia, graça e amor, entregou seu próprio Filho para receber sobre Si a condenação que nos era devida. Como não ser grato por tamanho amor?

Petição

Senhor, que essa gratidão encha meu coração e que seja expressa com uma vida de amor ao próximo.

Aplicação

Exercitarei o amor ao próximo.