Leitura: Efésios 2

Seleção

Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas. 

Efésios 2.8-10

Observação

Quando se trata de salvação eterna, os debates entre as diferentes religiões ficam acalorados. Mas existe algo que diferencia o cristianismo protestante de todas as outras religiões do mundo: a graça. O oposto deste termo é o mérito e é precisamente isso que une as diferentes religiões do mundo.

Seja o judaísmo, o islamismo, o catolicismo romano ou mesmo o espiritismo, todas essas vertentes entendem que o esforço humano será recompensado com uma espécie de salvação eterna (evolução espiritual no caso do espiritismo). Com todo o respeito a essas diferentes perspectivas, não foi isso que o apóstolo Paulo ensinou (tampouco o que Jesus ensinou).

Segundo eles, a salvação eterna se dá por meio da graça, ou seja, o favor que recebemos da parte de Deus mesmo sem merecer. Como ele disse no início do capítulo, estávamos mortos em nossas transgressões e pecados e, por isso, “éramos por natureza, filhos da ira” de Deus. Merecíamos a condenação eterna; afinal de contas, éramos transgressores da Lei divina (quem aqui nunca pecou?).

No entanto, ele diz, “pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus”. Ou seja, como um presente que recebemos, assim é a salvação eterna. Não nos esforçamos para merecer, afinal de contas, não tem nada a ver com mérito humano.

Mas, antes de você questionar se não precisamos fazer nada mesmo, o próprio apóstolo continua: fomos “criados em Cristo Jesus para boas obras”. Ou seja, fomos criados PARA vivermos em boas obras; fomos salvos PARA caminharmos em obediência; fomos vivificados PARA vivermos uma vida de submissão ao senhorio de Cristo.

Portanto, viver uma vida de obediência a Deus não é uma espécie de barganha na qual nos esforçamos para “comprar” a salvação eterna. Antes, é uma resposta de amor Àquele que nos amou primeiro. 

Como você reagiria se alguém lhe desse uma maleta com dez milhões de dólares, simplesmente porque decidiu lhe dar? Alegria e gratidão? Tenho certeza que sim! Pois bem, essa deve ser a nossa resposta frente à graça salvadora. E o resultado prático de alguém alegre e grato é uma vida de boas obras.

Petição

Senhor, não tenho palavras para agradecer pelo presente da salvação eterna. Ajuda-me a expressar minha gratidão de forma prática.

Aplicação

Buscarei viver cada dia mais em obediência a Deus.