Leitura: Marcos 14

Seleção

…Jesus estava em Betânia, fazendo uma refeição na casa de Simão, o leproso…

Mc 14.3

Observação

Jesus estava na casa de um homem chamado Simão. Marcos o chama de leproso, mas é muito provável que Jesus já tivesse curado aquele homem, uma vez que havia várias outras pessoas em sua casa. Os leprosos eram excluídos da sociedade, considerados impuros tanto do ponto de vista cerimonial quanto por serem portadores de uma doença contagiosa, o que os relegava às margens.

Um leproso não poderia ir ao Templo judaico, que era o lugar onde Deus se manifestava. Em outras palavras, ele não podia se colocar na presença de Deus devido à sua impureza. Essa é uma ilustração da nossa própria condição. Nosso pecado era como a lepra que nos tornava “cerimonialmente impuros”. Nosso pecado nos afastava da presença de Deus, impedindo-nos de nos colocarmos diante de um Deus que é Santo, Perfeito e exige perfeição e pureza.

Mas o que aconteceu com aquele homem que agora podia se assentar à mesa com Jesus? E o que aconteceu conosco, que agora podemos entrar na presença do Pai? Assim como aquele homem, fomos curados de nossos pecados. Fomos purificados.

Quando colocamos nossa confiança na obra da cruz como sendo suficiente para cobrir a culpa de nossos erros, somos considerados puros. É importante ressaltar que não estou falando sobre conquistarmos o direito de estar na presença de Deus através de um esforço de auto-purificação. Mas, aqueles que se rendem a Jesus e confiam nEle como o Salvador são curados e passam a ser CONSIDERADOS puros e perfeitos.

É o sangue de Jesus, derramado em benefício de pecadores, que nos torna dignos de nos assentarmos à mesa com Ele. Esse não é um lugar que conquistamos com nossos esforços, mas é um lugar conquistado por Ele mesmo e nos é concedido gratuitamente, como um presente. É sobre abandonar as tentativas de auto-purificação e confiar de uma vez por todas que o sangue de Jesus é suficiente para nos purificar. Basta crer e confiar.

Talvez você não se sinta digno de convidar Jesus para adentrar em seu coração e se assentar à mesa com Ele. Talvez você tenha se esforçado muito, mas o pecado não o deixa em paz. Experimente parar de lutar com suas próprias forças. Experimente pedir a Ele que realize a obra em seu coração. Então, pela fé (e somente pela fé), você será curado de sua “lepra” e estará pronto para se assentar com o Mestre.

Oração

Senhor Jesus, obrigado por me purificar de meus pecados. Obrigado porque o derramar do teu sangue me fez merecedor de estar e tua presença. Não há melhor lugar para estar.

Aplicação

Buscarei no próprio Deus a cura para meus pecados.