Leitura: Marcos 9

Seleção

[…] no caminho, tinham discutido entre si sobre quem era o maior. E Jesus, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos. 

Marcos 9.34,35

Observação

Os apóstolos estavam conversando sobre quem, entre eles, era o discípulo mais importante. Talvez estivessem pensando na morte de Jesus e, na sua ausência, quem seria o líder, quem estaria em destaque. Eles viam as multidões seguindo Jesus e, conhecendo o coração humano, penso que já imaginavam ser aclamados por aquele povo. É possível que desejassem ser os influenciadores da época.

Mas Jesus explica que o que estava em jogo não era o cargo de pessoa mais importante. Não era sobre ser admirado, seguido e servido. Era justamente o contrário. Era sobre servir. 

Ele mesmo, o Filho de Deus encarnado, não almejava ser um libertador político. Poderia facilmente libertar os judeus do jugo romano e ser aclamado como rei de seu povo. Seria amado, admirado e, certamente, servido. Mas essa não era sua missão. Jesus veio para se entregar e, por meio de sua morte, trazer perdão aos pecadores. Ele veio para servir.

Pelo visto, nada mudou. O desejo de ser admirado e de influenciar multidões continua. O ego fala mais alto do que o desejo de fazer com que Jesus seja honrado. Uma nefasta (e equivocada) cultura da honra tem colocado homens e mulheres em pedestais nos quais, nem mesmo Jesus se colocaria.

Jesus não é a plataforma sobre a qual subimos para que nossos nomes sejam aclamados. Pelo contrário. Oferecemos nossos corpos como “sacrifício vivo” a Ele, a fim de que sejamos instrumentos de serviço ao mundo. 

Nossa MISSÃO é servir a todos, sem fazer distinção. Nossos VALORES são o amor sacrificial e a compaixão. Nossa VISÃO é um futuro em que nosso orgulho é transformado em humildade, onde nosso PROPÓSITO é considerar o próximo superior a nós mesmos.

O resultado disso é a exaltação de Jesus. Ele se torna conhecido por meio do amor que compartilhamos uns com os outros. E, assim, todos saberão que Ele nos ama profundamente, a ponto de morrer por nós, mesmo quando éramos pecadores.

Entenda que a história do mundo não gira ao seu redor. Os holofotes não podem estar voltados a você. Você não pode querer roubar a glória do Único que é digno, Jesus Cristo. Eu e você fomos chamado para servir!

Oração

Senhor Jesus, me perdoa por todas as vezes que eu desejei roubar Tua glória. Ajuda-me a entender que tudo é sobre Ti. Transforma meu orgulho em humildade e ajuda-me a servir e amar sem olhar a quem.

Aplicação

Viverei para servir ao próximo