Leitura: Provérbios 29

Seleção

O orgulho termina em humilhação, mas a humildade alcança a honra.

Provérbios 29.23

Observação

O orgulho é considerado o primeiro dos sete pecados capitais. Ele se manifesta como uma elevada estima de si mesmo, uma visão inflada de suas próprias habilidades, realizações ou posição social. O soberbo possui uma autoestima exagerada que o leva a se considerar superior aos outros, desprezando aqueles que considera inferiores.

Frequentemente, por trás dessa altivez, encontramos medos, fraqueza e insegurança. Por trás da fachada de autoconfiança excessiva, reside o medo do fracasso e uma profunda vulnerabilidade. A postura de superioridade tem como objetivo apenas mascarar essas fraquezas e incertezas.

No entanto, as fraquezas escondidas não são o único problema. Salomão disse que o orgulhoso terminará humilhado. Também afirmou que o orgulho precede a destruição (Pv 16.18). Isso ocorre porque, de alguma forma, o orgulho é a base dos demais pecados, pois traz um senso de independência e autonomia em relação a Deus. E, o resultado final sempre será a humilhação.

A soberba derrubou o anjo de luz que se tornou Satanás. O orgulho levou Adão a virar as costas para Deus e arcar com todas as consequências de seu pecado. A altivez dos homens levou poderosos reinos e impérios à destruição. Orgulhosos nunca sairão ilesos, pois o Senhor zomba dos zombadores (Pv 3.34).

Definitivamente, a soberba não é compatível com a postura de um verdadeiro cristão. O apóstolo Paulo, em sua carta aos Filipenses, disse: “Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês” (Fp 2.3). Um seguidor de Jesus deve sempre colocar-se numa postura de serviço aos outros.

Até porque Jesus, sendo Deus Filho, abriu mão de sua majestade e se humilhou, tornando-se igual à sua criação. Foi zombado e tratado como um criminoso. Humilhado, recebeu pregos nas mãos e nos pés e uma coroa de espinhos. Sendo plenamente justo, fez-se pecador e recebeu a punição sobre Si.

Ao olharmos para Jesus, é impossível orgulhar-se de algo. Ao observarmos sua vida, somos constrangidos a viver da mesma forma que Ele viveu. Se a soberba ainda tiver espaço em nossa vida, devemos refletir sobre a vida de Cristo. Porque se Ele não foi soberbo, quem somos nós para sê-lo? Se Ele veio para servir e entregar-se, é assim que devemos agir. Portanto, imitemos nosso Mestre em todos os seus passos e não permitamos que a altivez domine nossos corações.

Petição

Senhor Deus, ajuda-me a controlar minha autoestima. Que o orgulho e a soberba não tenham espaço em minha vida.

Aplicação

Refletirei sobre resquícios de orgulho.