Leitura: Provérbios 26

Seleção

Um provérbio na boca do tolo é tão inútil quanto uma perna paralisada.

Provérbios 26.6

Observação

Neste provérbio, Salomão compara o ensinamento de uma pessoa insensata a uma perna que perdeu seus movimentos. Ou seja, quando um tolo fala algo com o objetivo de ensinar, aquilo de nada serve.

Nos textos originais (em hebraico), a palavra utilizada para tolo também significa arrogante. A ideia por trás dessa declaração é que pessoas insensatas espalham uma pretensa sabedoria que nada mais é do que ensinamentos vazios.

Os insensatos têm uma elevada estima de si mesmos. São arrogantes e pensam que sabem mais do que todo mundo. Humilham quem está à sua volta propagando o que aprenderam no Facebook. Lêem uma ou duas postagens sobre determinado assunto e viram especialistas. Entram em brigas na internet simplesmente pelo prazer de ganhar uma batalha de argumentos. Tolice. Isso não serve para nada, a não ser para fortalecer ainda mais o ego dessas pessoas.

Cuidado! Não se deixe enganar por pessoas assim. Por isso, todos precisamos estar muito bem inteirados das verdades de Deus. Não podemos nos deixar levar por qualquer vento de doutrina. Mas, uma vez enraizados nas Escrituras Sagradas, não nos deixaremos persuadir pelo ensinamento de insensatos.

Isso não quer dizer que não daremos ouvidos para outras pessoas. Todos temos muito a aprender e sempre teremos. Devemos ter uma postura humilde para sempre adquirir novos conhecimentos; no entanto, sempre atentos às verdades centrais bíblicas.

Cuidado com o que você ouve na internet. Há muita gente inteligente e carismática propagando inverdades. Falam o que o povo quer ouvir porque assim, ganham seguidores, fama e dinheiro.

Fundamente seu conhecimento nas Escrituras. Participe de uma igreja que ensina a Bíblia com foco em Jesus (e não em homens). Não será qualquer vento de doutrina que fará você se desviar do nosso alvo, que é Cristo.

Petição

Senhor, dê-me discernimento para avaliar conteúdos. Não permita que eu me deixe levar por falsos ensinamentos. 

Aplicação

Buscarei sempre avaliar as fontes.