Leitura: Provérbios 25

Seleção

Se seus inimigos tiverem fome, dê-lhes de comer; se tiverem sede, dê-lhes de beber. Você amontoará brasas vivas sobre a cabeça deles, e o Senhor o recompensará.

Provérbios 25.21,22

Observação

Como você reage quando alguém lhe faz algum mal? Revida e paga com a mesma moeda? Tenta esquecer aquela pessoa e cortar relações com ela? Ou perdoa e busca a reconciliação? Definitivamente, não é fácil perdoar aquele que nos ofendeu. Nosso orgulho é ferido, nosso ego inflama, e brota em nosso coração um senso de justiça própria. E a última pessoa que desejamos ver à nossa frente é aquela que nos ofendeu.

Mas, se você tem um mínimo de conhecimento bíblico, sabe que, conforme Jesus ensinou, devemos amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem (Mt 5.44). Salomão também disse que devemos dar de comer e beber àquele que nos faz mal. Ora, talvez você pense que só o fato de não revidar na mesma moeda já seja um ato de piedade. No entanto, não é suficiente. Se somos seguidores de Jesus e buscamos imitá-Lo, nossa conduta diante daqueles que nos ofendem deve ir além do que a maioria das pessoas faz (ou deixa de fazer).

Pagar o mal com o mal só aumenta as barreiras, potencializando a mágoa e o rancor de ambas as partes. Mas, pagar o mal com o bem, derruba as muralhas do orgulho e cria oportunidades de reconciliação. A Bíblia diz que devemos nos esforçar para viver em paz com todos (Hb 12.14); ou seja, deve haver certa intencionalidade na busca pela reconciliação. Não é algo que fluirá naturalmente. Por isso, a orientação de Salomão é que sirvamos àqueles que nos fizeram algum mal, isto é, que sejamos intencionais nesse sentido.

Talvez você esteja pensando que isso é demais. Que você, como cristão, tem apenas o dever de não revidar à mesma altura. Que você deve, simplesmente, cortar relações com aquela pessoa para que o problema não piore. Contudo, se de fato você é cristão, deve lembrar que éramos pecadores (Rm 3) e estávamos mortos em delitos e pecados (Ef 2). Por causa disso, estávamos afastados de Deus; éramos seus inimigos (Rm 5) e nosso destino era a condenação eterna.

Mas Deus, que é rico em misericórdia, nos amou quando éramos pecadores. Mesmo sendo seus inimigos, Ele nos serviu ao enviar o próprio Filho – Jesus – para receber a culpa pelos nossos pecados. Ele se fez culpado para que fôssemos inocentados. Então, fomos reconciliados com Deus. Ora, se fomos perdoados de uma dívida impagável com Deus (nossos pecados), como não perdoaríamos quem nos fez algum mal? Se Ele nos serviu com esse imenso amor, como não faríamos o mesmo para com aqueles que nos ofendem?

Petição

Senhor, ajuda-me a perdoar aqueles que me fazem mal. Ajuda-me a amá-los e a servi-los como o Senhor me ama e me serve.

Aplicação

Exercitarei o amor àqueles que me fazem mal.