Leitura: Provérbios 22

Seleção

A pessoa generosa será abençoada, pois alimenta o pobre.

Provérbios 22.9

Observação

“Farinha pouca, meu pirão primeiro”, já dizia o dito popular brasileiro, que retrata que, em situações de escassez, existe um senso de luta pela sobrevivência. É fato que, no Brasil, a maioria das famílias não experimenta uma grande abundância em seu lar. No entanto, é sabido que o povo brasileiro costuma ser muito generoso, especialmente em situações de catástrofes.

Portanto, o senso de compartilhamento não tem muito a ver com a quantidade de posses. Existem gananciosos tanto entre os ricos quanto entre os pobres; assim como existem generosos em todas as classes sociais. Então, o ponto em questão não é sobre ter muito ou ter pouco, mas sobre ter um coração generoso ou um coração egoísta.

Pessoas egoístas não são empáticas. Não conseguem se compadecer com a dor do outro. Além disso, para elas, compartilhar o que têm gera um sentimento de que, um dia, poderá faltar para elas mesmas. Por isso, para garantir, é melhor não compartilhar. Mas essa postura não deveria condizer com um cristão genuíno. Em primeiro lugar, porque, se Deus é soberano e nosso Pai amado, nada nos faltará. Portanto, o egoísmo pode refletir uma incredulidade.

E, em outros casos, o que está em jogo é um senso de meritocracia. “Por que dividir o que conquistei com meu esforço?”. O problema desse tipo de pensamento é que negligencia a verdade de que tudo que temos (inclusive a saúde para trabalhar) vem de Deus.

Salomão disse que aquele que é generoso e alimenta o pobre será abençoado. Ou seja, aqueles que têm uma atitude de compartilhar o que possuem, em alguma medida, são recompensados. Em primeiro lugar, porque experimentam o prazer de compartilhar. Jesus disse: “é melhor dar do que receber” (At 20.35). E, em segundo lugar, são recompensados pelo fato de que Deus dá semente àquele que semeia (2Co 9.10); ou seja, aqueles que retêm suas sementes não receberão novas sementes da parte de Deus. Afinal de contas, por que Ele daria mais provisão para aquele que retém?

O convite que Deus nos faz hoje é para avaliarmos o quanto temos sido generosos com aqueles que nos rodeiam. Reflita sobre as vezes que você teve a oportunidade de dividir o que tem com alguém em piores condições. Não esqueça do que o próprio Jesus nos disse: “Pois tive fome e vocês me deram de comer. Tive sede e me deram de beber. Era estrangeiro e me convidaram para a sua casa. Estava nu e me vestiram. Estava doente e cuidaram de mim. Estava na prisão e me visitaram […] quando fizeram isso ao menor destes meus irmãos, foi a mim que o fizeram’.” (Mt 25.35,36,40). Não esqueça que, quando servimos ao próximo, é à Jesus que estamos servindo.

Petição

Senhor, ajuda-me a ter um coração mais generoso. Ajuda-me a desapegar dos bens materiais e a exercitar o amor ao próximo.

Aplicação

Exercitarei a generosidade.