Leitura: Provérbios 19

Seleção

É da natureza humana fazer planos, mas o propósito do Senhor prevalecerá.

Provérbios 19.21

Observação

Quem não gosta de sonhar com o próprio futuro? Planos de qual carreira seguir, de onde morar, de quantos filhos ter. Todos olhamos para o futuro e estabelecemos planos. Alguns definem projetos detalhados de vida. Outros simplesmente sonham e deixam a coisa acontecer.

Salomão, inspirado pelo Espírito Santo, disse que uma das características do ser humano é fazer planos para o futuro. E não há problema algum nesse sentido. Mas, na mesma cláusula, ele disse que o propósito de Deus é que prevalecerá. Isso significa que, por mais que planejemos e sonhemos, é Deus quem dirige nossos passos.

Isso não significa que somos fantoches nas mãos de Deus e que planejar o futuro é em vão. Devemos sim fazer planos e sonhar, pois somos responsáveis por nossas escolhas e caminhos. No entanto, não podemos esquecer que Deus detém a criação na palma de suas mãos e que, com sua poderosa Palavra, sustenta todas as coisas (Hb 1.3).

O grande ensinamento aqui está relacionado ao fato de que nada foge ao controle de Deus e que, por isso, devemos descansar em sua providência. Muitas vezes, tememos o futuro. Antecipamos o sofrimento muito antes de se tornar real. Nos preocupamos com coisas que, na maioria dos casos, nem acontecerão. Portanto, devemos exercitar nosso coração para que aprendamos a descansar na soberania de Deus.

Porque se somos seus filhos amados e, ao mesmo tempo, Ele é soberano sobre sua criação, devemos ter a convicção de que Ele cuidará de nossas vidas. Muitos conhecem a história de Jó. Após uma sucessão de catástrofes, tudo foi restaurado em sua vida. Após intenso sofrimento, Jó enfim pôde reconhecer a providência de Deus sobre tudo ao dizer: “Sei que podes fazer todas as coisas, e ninguém pode frustrar teus planos” (Jó 42.2).

Os planos que Deus tem para sua vida não podem ser frustrados. Por mais que não consigamos compreender os pormenores da vida, precisamos ter a consciência de que Deus não perdeu o controle de nada. Por mais difíceis que as coisas pareçam estar, Deus, certamente, transformará o mal em bem. Por mais complexo que seja compreender algumas situações da vida, devemos nos apegar ao que Paulo disse aos romanos: “E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito” (Rm 8.28). Portanto, se você realmente ama a Deus, saiba que tudo colabora para o seu próprio bem; até mesmo os dias maus.

Petição

Senhor, ajuda-me a descansar nessa verdade. 

Aplicação

Refletirei ais sobre a soberania de Deus e exercitarei o descanso.