Leitura: Provérbios 15

Seleção

Quem se ira facilmente provoca brigas, mas quem tem paciência acalma a discussão.

Provérbios 15.18

Observação

A ira é uma emoção complexa, caracterizada por sentimentos de raiva, indignação e, algumas vezes, hostilidade. Muitas vezes, é uma resposta natural a situações percebidas como injustas, podendo ser um mero sentimento passageiro. No entanto, em alguns casos, pode gerar grandes problemas. Conforme a explicação de Salomão, aquele que se ira facilmente, provoca brigas.

Esse sentimento em si não é pecaminoso, pois é uma resposta natural das nossas emoções. O grande problema reside em sermos controlados por ele. Davi adverte: “Não pequem ao permitir que a ira os controle” (Sl 4.4). Em outras palavras, o desafio surge quando não conseguimos gerir nossas emoções adequadamente, permitindo que a ira tome conta de nossos pensamentos e, por vezes, de nossas ações.

Paulo, em sua carta aos Gálatas, destaca que a ira é uma das obras da carne. Quando esse sentimento molda nossos pensamentos e ações, indica que nossa natureza carnal está no controle de nossas vidas. Em contrapartida, o fruto do Espírito se manifesta, entre outras formas, pela longanimidade, que é a capacidade de suportar adversidades com paciência. Pessoas longânimas evidenciam excelentes níveis de maturidade emocional e espiritual.

Jesus, como nosso exemplo máximo de amor e paciência, demonstrou grande longanimidade até mesmo na cruz, ao pedir que Deus perdoasse seus algozes. Desse modo, quando permitimos que a ira domine nossas vidas, desonramos Aquele que deu sua vida por nós e envergonhamos seu santo nome. Por outro lado, ao exibirmos paciência e longanimidade diante de situações desafiadoras, estamos imitando nosso Salvador e O glorificamos por isso.

Se a ira tem dominado sua vida, compreenda que é preciso recorrer a armas espirituais para vencer esse inimigo. A força braçal será em vão, pois é necessário que o próprio Espírito Santo opere em sua vida para que o fruto desejado apareça.

Portanto, busque diretamente na fonte! No Espírito Santo, encontre a paz que excede o entendimento. Rogue por graça, para que as situações desafiadoras não desencadeiem processos de ira e raiva que possam trazer graves prejuízos para você e para aqueles ao seu redor.

Lembre-se de que Ele nos perdoou de nossos piores pecados. Quem somos nós para não perdoarmos aqueles que nos tiram do sério?

Petição

Senhor, não permita que a ira me domine. Ajuda-me a expressar paciência, amor e longanimidade.

Aplicação

Exercitarei a paciência.