Leitura: Provérbios 12

Seleção

A preocupação deprime a pessoa, mas uma palavra de incentivo a anima.

Provérbios 12.25

Observação

Preocupação, estresse, ansiedade e depressão são marcas cada vez mais evidentes em nossa geração. Desde crianças preocupadas com a nota da prova, adolescentes estressados por causa do vestibular, a adultos deprimidos devido sua condição financeira. Enfim, as preocupações atingem todas as idades e classes econômicas. 

Evidentemente, existem preocupações pertinentes. Uma doença grave de um filho, uma situação econômica difícil, uma grave crise no casamento… No entanto, muitas das nossas pré-ocupações são baseadas em remotas possibilidades. Sofremos antecipadamente por coisas que, muito provavelmente, não acontecerão. Gastamos um “caminhão de energia” com situações do futuro que ainda não chegaram e, muitas vezes, nem chegarão.

E o preço dessa angústia antecipada é alto. Como Salomão mesmo disse, “a preocupação deprime a pessoa”. Desde doenças psicossomáticas como dores pelo corpo, dores de cabeça e outros, até mesmo questões mentais como a depressão, são algumas das consequências experimentadas por aqueles que são ansiosos.

No entanto, para aqueles que creem na soberania e no cuidado de Deus para com seus filhos, ser preocupado com o dia de amanhã é uma incoerência. Saber que somos filhos amados de Deus, que Ele detém o controle do Universo em suas mãos e que tem cuidado de cada detalhe de nossas vidas não parece ser suficiente para acalmar nosso coração. É interessante que, por mais que tenhamos convicção dessas verdades, elas parecem cair a conta-gotas em nosso coração.

Mas, uma das estratégias que devemos nos utilizar para minimizar o sofrimento antecipado é ter ao nosso redor a companhia dos irmãos em Cristo. Como Salomão disse, palavras de incentivo trazem ânimo. Por isso, a importância de vivermos em comunhão com a igreja de Jesus. A vida em comunidade nos oferece uma rede de apoio na qual uns carregam os fardos dos outros. Quando estamos desanimados, temos um irmão que nos incentiva. E, quando outros estão preocupados, nós é que somos o instrumento de ânimo.

Se você não está conectado a uma igreja local, dê esse passo de fé. E, se você está congregando, mas ainda não fez amizades, seja intencional. Busque relacionar-se; busque as oportunidades que a igreja proporciona para conhecer pessoas. Você verá que essa rede de apoio é uma expressão da graça de Deus para com os seus filhos. Não é à toa que Jesus resumiu a Lei em amar a Deus e ao próximo. Quando fazemos isso, experimentamos o amor do próprio Deus fluindo entre nós. E o resultado disso é uma vida mais leve e cheia de paz.

Petição

Senhor, ajuda-me a descansar em ti e a viver uma vida mais leve.

Aplicação

Buscarei cada vez mais a comunhão com os irmãos.