Leitura: Provérbios 2

Seleção

Pois o Senhor concede sabedoria; de sua boca vêm conhecimento e entendimento.  Ele reserva bom senso aos honestos e é escudo para os íntegros. Guarda os caminhos dos justos e protege seus fiéis por onde andam. Então você entenderá o que é certo, justo e imparcial e saberá o bom caminho a seguir. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento o encherá de alegria. As escolhas sábias o guardarão, e o entendimento o protegerá.

Provérbios 2.6-11

Observação

Todos os dias tomamos decisões. Algumas delas são simples e não exigem muita reflexão. Outras, mais complexas, demandam análise profunda, pois os impactos podem ser significativos. Como você toma as decisões do seu dia a dia? Quais são as variáveis que considera ao dar um passo à direita ou à esquerda? Perceba que Salomão nos oferece uma valiosa lição sobre tomada de decisões. Ele afirma que a bússola que deve orientar nossas escolhas é a sabedoria proveniente de Deus. Essa sabedoria, concedida por Ele, nos proporciona conhecimento e entendimento, traz bom senso e proteção para a jornada. Ela nos capacita a discernir o que é certo, justo e imparcial, além de conceder entendimento sobre o melhor caminho a seguir.

Salomão também nos diz que a sabedoria entrará no nosso coração. Para nós, o coração, metaforicamente falando, simboliza as emoções. No entanto, para o hebreu, o coração representava o centro do ser humano, sua consciência, o núcleo das tomadas de decisão. Isso é fundamental para entendermos que o que ele nos ensina é que o instrumento prioritário para discernir nossos caminhos é a sabedoria e não as emoções.

Isso não significa que devamos viver como os estóicos, que buscavam um controle total das emoções e até uma certa apatia. Somos seres integrais e indivisíveis. As emoções fazem parte de quem somos; não podem ser isoladas, pois Deus nos fez assim. Salomão mesmo diz que o conhecimento traz alegria como emoção. No entanto, muitos têm cometido o erro de tomar decisões com base, prioritariamente, no que sentem. Em tempos de imaturidade e baixos níveis de inteligência emocional, utilizar as emoções como um GPS pode ser perigoso.

Ainda que consideremos nossos sentimentos, a orientação deste provérbio é que busquemos a sabedoria de Deus como “Norte” para nossas vidas. Como vimos no primeiro capítulo, essa sabedoria está contida nas Escrituras. A Bíblia é nossa fonte de tomada de decisão. O que é certo é certo; o que é errado é errado. Se há um caminho claro a seguir, se nosso entendimento aponta para a decisão certa, não há motivo para andarmos em direção contrária, guiados pelos nossos sentimentos.

A vontade de Deus para nossas vidas já foi revelada. Cheios de temor, submetemo-nos ao que é certo porque, dessa forma, não apenas Deus será glorificado, mas também experimentaremos a boa, perfeita e agradável vontade Dele para nossas vidas.

Petição

Senhor, dê-me discernimento sobre o melhor caminho a seguir. Encha-me de sabedoria.

Aplicação

Buscarei em Deus e em sua Palavra a direção para minha vida.