Leitura: Gálatas 6

Seleção

Não se deixem enganar: ninguém pode zombar de Deus. A pessoa sempre colherá aquilo que semear. Quem vive apenas para satisfazer sua natureza humana colherá dessa natureza ruína e morte. Mas quem vive para agradar o Espírito colherá do Espírito a vida eterna. Portanto, não nos cansemos de fazer o bem. No momento certo, teremos uma colheita de bênçãos, se não desistirmos. Por isso, sempre que tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Gálatas 6.7-10

Observação 

Não é possível plantar sementes de maracujá e colher mamão. Assim como não é possível semear desejos carnais e colher bênçãos. A lei da semeadura é real, e tudo aquilo que plantarmos, colheremos.

Paulo é muito claro ao dizer que quem vive para satisfazer os desejos da natureza humana colherá ruína e destruição. Pessoas que vivem uma vida de imoralidade sexual, idolatria, hostilidade, discórdia, ciúmes, raiva, ambições egoístas, inveja, bebedeira e festas desregradas, definitivamente, não colherão uma vida de bênçãos. As consequências de seus atos virão cedo ou tarde. E, caso não se arrependam desses caminhos maus, como o apóstolo disse no capítulo 5, não herdarão o Reino de Deus.

Por outro lado, aqueles que vivem uma vida de obediência a Deus colherão não somente as bênçãos nesta vida, como também herdarão a vida eterna. Por isso, como Paulo diz, devemos fazer o bem incansavelmente.

No entanto, muitas vezes não temos tanta paciência para esperar os frutos. Plantamos uma vida de obediência e de boas obras, mas o fruto das bênçãos demora a aparecer. Por isso, acabamos nos frustrando e, tantas vezes, nos decepcionamos. Mas a orientação também é clara nesse sentido: não se canse, nem desista de fazer o bem.

Escrevo essas linhas olhando para o pé de maracujá no quintal de minha casa. Lembro quando eu e minha filha mais nova, Laura, plantamos as sementes. Parecia que aquela pequena árvore, que logo apareceu, não resistiria. Lutava bravamente para sobreviver aos ataques de insetos. Hoje, alguns meses depois, é uma trepadeira frondosa e… cheia de frutos.

Não podemos desanimar. Mesmo que as pessoas demonstrem ingratidão para conosco, mesmo que nos decepcionem… Façamos o bem sem olhar a quem. E eu diria também que devemos fazer o bem sem mesmo esperar os frutos da obediência. Devemos plantar sementes de amor, sobretudo, porque fomos amados primeiro. Portanto, nosso papel é, simplesmente, corresponder Àquele que nos amou, espalhando essas sementes de amor.

Petição

Senhor, ajuda-me a ter a paciência para esperar os frutos. Não permita que eu desanime ou desista de espalhar as sementes de amor. 

Aplicação

Continuarei exercitando o amor ao próximo.