Leitura: Gálatas 5
Seleção
Por isso digo: deixem que o Espírito guie sua vida. Assim, não satisfarão os anseios de sua natureza humana. A natureza humana deseja fazer exatamente o oposto do que o Espírito quer, e o Espírito nos impele na direção contrária àquela desejada pela natureza humana. Essas duas forças se confrontam o tempo todo, de modo que vocês não têm liberdade de pôr em prática o que intentam fazer.
Gálatas 5.16, 17
Observação
Nessa carta, o apóstolo Paulo confronta dois grandes problemas. O primeiro, como mencionado nos dias anteriores, estava relacionado ao ensino de falsos mestres que argumentavam sobre a necessidade de cumprir a Lei de Moisés para alcançar a salvação. Outro problema era justamente o oposto. Pessoas que viviam imersas na imoralidade, utilizando-se da liberdade conquistada por Cristo para satisfazer os desejos da carne. Nos versos destacados, Paulo aborda exatamente essa questão, afirmando que há duas maneiras de viver: ou deixamos que o Espírito Santo nos guie, ou nos entregamos aos desejos de nossa natureza humana.
Você deve recordar do capítulo 2 desta carta, no verso 20, quando o apóstolo declara que já não era mais ele quem vivia, mas era Cristo quem habitava nele. Claramente, ele era conduzido pelo Espírito Santo e, apesar de seus desejos lutarem para conquistar seu coração, Paulo havia submetido toda sua vida ao senhorio de Cristo e, por isso, O obedecia.
A natureza carnal exerce grande influência sobre nossas vidas. O pecado nos atrai, prometendo prazeres inigualáveis. E aqueles que são guiados por seus próprios desejos colherão consequências, como Paulo mesmo cita nos versos 19 a 21: imoralidade sexual, sensualidade, ciúmes, raiva, desejos egoístas, inveja, bebedeira e outros. Por outro lado, pessoas guiadas pelo Espírito Santo produzem um diferente tipo de fruto, conforme apresentado nos versos 22 e 23: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Se você é um leitor atento, já imagina a pergunta que vou lhe fazer: quem tem sido seu guia? Quem tem conduzido sua vida? Seus próprios desejos carnais? Ou o Espírito Santo? Não é difícil fazer essa auto-avaliação. Basta observar seu comportamento dos últimos 15 dias. Definitivamente, fomos libertos pelo sangue de Cristo para vivermos uma vida que O agrade. E não precisa ser um teólogo para saber que uma vida direcionada pelos desejos carnais não é a vida que agrada Jesus. Se somos de fato livres, fomos libertos da escravidão do pecado. Não mais precisamos viver para satisfazer nossos desejos carnais. Agora, vivemos para agradar Àquele que nos amou primeiro.
Por isso, experimente viver uma vida livre dos desejos da natureza humana. Gradualmente, você verá que a influência da carne sobre sua vida diminuirá e, ao mesmo tempo, você conseguirá experimentar o que é uma vida guiada pelo Espírito Santo. Assim, então, você poderá vivenciar o que são, de fato, os prazeres inigualáveis.
Petição
Senhor, quero ser guiado pelo Teu Espírito. Ajuda-me a me libertar dos desejos da carne.
Aplicação
Lutarei contra meus desejos carnais.