Leitura: Gálatas 4

Seleção

Agora você já não é escravo, mas filho de Deus. E, uma vez que é filho, Deus o tornou herdeiro dele. Antes de conhecerem a Deus, vocês eram escravos de supostos deuses que, na verdade, nem existem. Agora que conhecem a Deus, ou melhor, agora que Deus os conhece, por que desejam voltar atrás e tornar-se novamente escravos dos frágeis e inúteis princípios básicos deste mundo?

Gálatas 4.7-9

Observação

Antes de Paulo chegar à Galácia, o povo que habitava naquela região era pagão e adorava outros deuses. Conforme o apóstolo destacou, eram escravos desses supostos deuses que sequer existiam. Com a chegada do Evangelho, essas pessoas estavam sendo libertas daquela escravidão, pois a salvação estava alcançando-as. No entanto, mestres do judaísmo ensinavam sobre a necessidade de observar a Lei de Moisés. O resultado disso era um novo tipo de escravidão. O povo havia sido liberto, mas estava caindo em outro tipo de prisão. Tinham sido adotados por Deus como filhos amados, mas estavam abrindo mão da liberdade para se entregarem, voluntariamente, ao cárcere da Lei de Moisés.

Um escravo é alguém que não pode exercer sua vontade própria; que é obrigado a cumprir a agenda de seu senhor. Por mais que queira, não consegue viver efetivamente sua liberdade. E é exatamente isso que tem acontecido com cristãos mundo afora. Eles foram libertos do passado, adotados na família de Deus, mas voltaram a um sistema escravagista.

E um dos tipos mais comuns de escravidão é aquela imposta por nossas próprias emoções, especialmente as negativas. Sentimentos como medo, raiva, culpa, inveja e ansiedade têm dominado, torturado e aprisionado as mentes de milhões de filhos de Deus. Embora o preço de sua liberdade já tenha sido pago por Cristo, eles não conseguem se libertar de pensamentos que acabam controlando suas ações e, principalmente, suas reações.

Assim como um peixe submerso que não enxerga a água, muitos filhos de Deus vivem no cárcere de suas emoções sem perceber. Perderam o brilho nos olhos devido ao medo do amanhã. Não conseguem expressar empatia e amor ao próximo, pois são infelizes e insatisfeitos com sua própria vida. São críticos porque, na verdade, estão cheios de inveja e precisam diminuir os outros para se sentirem um pouco melhor. Frustrados com a situação de suas vidas, culpam quem está ao redor. Enfim, as possibilidades são inúmeras.

Jesus nos prometeu vida em abundância, e definitivamente, os escravos não experimentam isso. E você? Tem experimentado a abundância de uma vida livre e cheia do amor do Pai? Ou tem sido torturado pelos grilhões das emoções? Saiba que você já foi liberto da escravidão; talvez só precise se dar conta disso e apropriar-se dessa liberdade. Lembre-se: Jesus pagou o preço para que você e eu fôssemos livres e vivêssemos como filhos amados de Deus.

Petição

Senhor, ajuda-me a reconhecer possíveis senhores que têm me escravizado. Ajuda-me a viver a liberdade plena que o Senhor me concedeu.

Aplicação

Vou refletir mais sobre minhas emoções.