Leitura: Gálatas 3

Seleção

Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Jesus Cristo não lhes foi explicado tão claramente como se tivessem visto com os próprios olhos a morte dele na cruz? Deixem-me perguntar apenas uma coisa: vocês receberam o Espírito porque obedeceram à lei ou porque creram na mensagem que ouviram? Será que perderam o juízo? Tendo começado no Espírito, por que agora procuram tornar-se perfeitos por seus próprios esforços?

Gálatas 3.1-3

Observação

Nesses versos, o apóstolo Paulo expressa sua indignação para com os gálatas, que estavam sendo influenciados por mestres do judaísmo. Estes insistiam que, mesmo crendo em Jesus como o Messias, ainda deveriam obedecer à Lei de Moisés. Contudo, Paulo esclarece neste capítulo que a salvação ocorre pela fé e não pelo cumprimento da Lei Mosaica. Ele enfatiza que recebemos o Espírito de Deus pela fé na mensagem ouvida e não pela obediência à Lei.

É interessante notar que essa perspectiva meritocrática, fundamentada na performance humana, permeia não apenas as relações sociais, mas também as diferentes religiões. Não há problema em recompensar o esforço no trabalho ou dar uma nota alta ao aluno dedicado. O erro surge quando aplicamos essa mentalidade em nossa relação com Deus. E todas as religiões do mundo, mesmo inconscientemente, seguem essa lógica.

Essas religiões ensinam que, ao obedecer aos mandamentos de seu “deus” e realizar rituais conforme suas exigências, obter-se-á uma recompensa, seja a salvação, a evolução espiritual ou qualquer outra bênção. Entretanto, essa não é a lógica do Evangelho de Jesus Cristo, conforme sistematizado por Paulo.

Na perspectiva de Jesus, a Lei é apenas um instrumento que revela nossa condição pecadora e nossa incapacidade de nos salvar. Ela evidencia nossa necessidade de um Salvador. É aí que Jesus intervém. Ao morrer em lugar dos pecadores, Ele assume a condenação que deveria ser nossa. Simultaneamente, Sua perfeita justiça é creditada a nós, tornando-nos justos diante de Deus, apesar de nossa pecaminosidade.

Contudo, o perdão dos pecados e o recebimento dessa justiça não são conquistados por mérito, mas pela graça. Não merecíamos, mas Ele derramou Sua graça em nossas vidas, e isso acontece mediante a fé. Em outras palavras, basta crer e confiar que a obra de Cristo é suficiente para nos salvar e nos manter salvos até Sua volta. Talvez você se pergunte: “Então, não preciso obedecer aos mandamentos de Deus?”. A obediência, meu irmão (minha irmã), torna-se uma resposta de amor daqueles que realmente creram na mensagem da cruz, mesmo que pareça loucura. Essa é a forma de expressarmos nossa profunda gratidão Àquele que nos amou primeiro.

Petição

Senhor Jesus, sei que eu não merecia, mas mesmo assim o Senhor morreu em meu favor. Ajuda-me a corresponder esse amor, obedecendo-Te todos os meus dias.

Aplicação

Buscarei sempre obedecer como expressão de minha gratidão.