Leitura: Salmos 44

Seleção

Ó Deus, ouvimos com os próprios ouvidos; nossos antepassados nos contaram tudo que fizeste em seus dias, muito tempo atrás. Com teu poder, expulsaste as nações e estabeleceste teu povo na terra. Esmagaste os povos inimigos e libertaste nossos antepassados.  Não foi por suas espadas que eles conquistaram a terra, não foi pela força de seus braços que alcançaram vitória. Foi pela tua mão direita e pelo teu braço forte, pela luz intensa do teu rosto; foi por causa do teu amor por eles. Tu és meu Rei e meu Deus; decretas vitórias para Israel.

Salmos 44.1-4

Observação

Em uma época em que não era tão simples escrever documentos ou mesmo pergaminhos, as histórias eram passadas de geração em geração de forma verbal. Entre os hebreus não era diferente. As narrativas sobre as maravilhosas obras de Deus eram transmitidas para as gerações subsequentes para que nenhum detalhe se perdesse. Dentre essas histórias, certamente uma das mais impactantes foi a conquista da terra de Canaã. Deus havia prometido que lhes daria aquela terra; no entanto, para o cumprimento de seu intento, deveriam guerrear contra os cananeus. Assim fizeram e, pela força de Deus, conquistaram a terra prometida.

O que chama a atenção neste trecho do Salmo é o reconhecimento que o salmista tinha de que a vitória não tinha vindo pelo poder do exército hebreu, mas pelo poder do próprio Deus. Ele sabia que suas lutas teriam sido em vão se o Senhor não estivesse com eles. Portanto, havia plena confiança de que era Deus quem decretava as vitórias daquele povo.

Perceba que em nenhum momento o salmista diz que eles ficaram esperando Deus aniquilar os inimigos para então tomarem posse da terra. Eles pegaram em armas, lutaram e venceram. No entanto, era Deus quem garantia a vitória.

Esse é o entendimento que nós, discípulos de Jesus, precisamos ter. Obviamente, as lutas de nosso tempo são outras, mas elas existem. Precisamos enfrentá-las com coragem, sim, mas com muita fé. Precisamos nos conscientizar sobre a fidelidade de Deus para com seu povo e precisamos aprender, de uma vez por todas, a confiar em Seu braço forte.

Nossas preocupações, medos e ansiedades são um sinal de que, no fundo, não confiamos tanto assim. Por isso, precisamos ouvir cada vez mais as histórias sobre o cuidado de Deus para com os seus. E, então, gradativamente, nossa fé vai se fortalecendo, e vamos percebendo que, de fato, Deus é fiel e não desamparará o seu povo.

Você pode estar cansado das lutas. Talvez esteja pensando até em desistir. Mas saiba que temos um Deus vivo e operante que cuida de cada detalhe dos seus. Por isso, Jesus disse: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei” (Mt 11.28). Vá a Ele, clame por socorro e Ele aliviará os seus fardos.

Petição

Senhor Deus, deixe-me ver claramente o poder de tuas mãos. Ajuda-me a confiar em teu amor e tua fidelidade.

Aplicação

Refletirei mais sobre as maravilhosas obras de Deus.