Leitura: Salmos 41

Seleção

Como é feliz aquele que se importa com o pobre! Em tempos de aflição, o Senhor o livra. O Senhor o protege e lhe conserva a vida. Ele o faz prosperar na terra e o livra de seus inimigos. O Senhor cuida dele quando fica doente  e lhe restaura a saúde. 

Salmos 41.1-3

Observação

O mundo em que vivemos está cada vez mais competitivo. Vestibulares, busca por uma vaga de emprego, a disputa por uma promoção na empresa, a guerra contra a concorrência – parece que estamos competindo ao longo de toda a vida. Geralmente, numa disputa, vence o melhor. E, para ser o melhor, precisamos focar cada vez mais em nós mesmos, investindo tempo e dinheiro no nosso próprio desenvolvimento.

Obviamente, não há nada errado em investir em si mesmo. Estudar para passar no vestibular, ganhar numa disputa por uma vaga de emprego ou mesmo lutar para ser a melhor empresa entre os concorrentes. O problema é que essa cultura da competição pode nos manter em estado de disputa o tempo inteiro e em todas as áreas da vida.

Neste Salmo, Davi estabelece uma relação entre importar-se com o pobre e receber o cuidado de Deus. Ele entendia que aqueles que se interessassem em minimizar o sofrimento do pobre receberiam o livramento de Deus na adversidade; receberiam a proteção de Deus e Ele preservaria sua vida.

No entanto, precisamos entender bem essa verdade para não cairmos no erro da barganha. Lendo este trecho à luz do Evangelho da graça (favor imerecido), entendemos que não se trata de uma relação linear do tipo “toma lá, dá cá”. Mas trata-se de uma graça que recebemos da parte de Deus, a qual não merecemos. Somos amados por Ele, mesmo sendo pecadores. Somos abençoados por Ele, ainda que O ofendamos. E, por isso, aqueles que reconhecem a misericórdia e a graça de Deus respondem com uma vida de gratidão que se manifesta por meio de amor ao próximo.

Portanto, a lógica do reino de Deus não é a competição, mas a colaboração. Não é sobre “acumular porque pode me faltar”, mas é sobre compartilhar as sementes porque Ele dá semente ao que semeia (2Co 9.10). É sobre dividir e não multiplicar para si. É sobre deixar o amor dEle transbordar em nós, a fim de que outros sejam abençoados, ao invés de acumular as bênçãos com medo de faltar amanhã.

Hoje, Deus nos ensina que, embora a cultura da competição seja a marca do mundo atual, nós, seguidores de Jesus, devemos viver na contramão deste mundo. Devemos colocar em prática, intencionalmente, o amor ao necessitado. Não para que sejamos ainda mais abençoados, mas porque já somos amados por Ele e nossa missão é compartilhar esse amor.

Petição

Senhor, não permita que eu seja moldado pela cultura da competição, mas imprime em mim a cultura da colaboração e do amor abnegado.

Aplicação

Exercitarei o amor ao necessitado.