Leitura: Salmos 39

Seleção

A vida que me deste não é mais longa que alguns palmos, e diante de ti toda a minha existência não passa de um momento; na verdade, o ser humano não passa de um sopro”. Somos apenas sombras que se movem, e nossas inquietações não dão em nada. Acumulamos riquezas sem saber quem as gastará.

Salmos 39.5,6

Observação

A vida humana não passa de um sopro, disse o salmista. Hoje, estamos bem e cheios de saúde; mas não há garantia alguma de que amanhã estaremos vivos. E, considerando o fato de que só existem dois destinos após a morte (céu e inferno), a pergunta que nos vem à mente é: o que estou fazendo da minha vida?

O fato é que muitos que se dizem cristãos vivem para si mesmos. Retiram Deus do centro de suas vidas e colocam o próprio ego. Deus, então, passa a ser uma espécie de “gênio da lâmpada” que existe meramente para satisfazer os desejos e as vontades do seu amo e senhor – o seu próprio ego.

Em geral, estas pessoas não apenas buscam desenfreadamente os próprios prazeres, como focam nas riquezas materiais, no status social e na aparência exterior. A vaidade está tão fortemente agarrada a seus corações que são reféns da admiração alheia e buscam freneticamente o reconhecimento dos outros. Os elogios inebriam e as curtidas nas mídias sociais afagam ainda mais seu ego.

Naturalmente, pessoas que se colocam no centro de suas próprias vidas estão invertendo os valores ensinados por Jesus, ainda que sutilmente. Isso porque muitas destas até falam sobre as coisas de Deus, mas o objetivo final é sempre o benefício pessoal e, para isso, Jesus não passa de um trampolim para se auto-promoverem. Tudo é vaidade, diria Salomão; e Jesus se tornou um trampolim que fortalece ainda mais esse ego.

Nesse dia, Deus nos convida a uma reflexão pessoal. Quem está no centro de nossas vidas? O nosso ego? Ou o próprio Deus? Nosso ego é viciado em prazeres e, por isso, só pensa em si mesmo. Por outro lado, aqueles que colocaram Deus como figura central em suas vidas entenderam que vivem para algo muito maior do que a satisfação momentânea. Entenderam que vivem por uma missão e suas vidas giram em torno daquilo que Jesus ensina. Estas pessoas vivem para fazer com que o nome dEle seja conhecido e exaltado.

Para isso, como o próprio Jesus nos ensina, precisamos negar a nós mesmos; precisamos tomar a nossa cruz e segui-Lo. Isso implica em abrir mão das vaidades, do orgulho e da necessidade de admiração; implica em morrer para nós mesmos para que Jesus viva em nós e por meio de nós.

Petição

Senhor Deus, não permita que meu ego seja o centro da minha vida. Que eu viva para Ti e siga em obediência a tudo o que o Senhor ordena.

Aplicação

Meu foco será cada vez mais as coisas do Reino de Deus.