Leitura: Salmos 37

Seleção

Entregue seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele o ajudará.

Salmos 37.5

Observação

Imagine-se na seguinte situação: você ainda é uma criança e está sentado no banco de trás do carro de seu pai em uma viagem em família. É noite e chove intensamente. Ventos fortes balançam o carro. Raios e relâmpagos iluminam o céu e produzem estrondos violentos. O medo impede você de dormir. No entanto, quando você observa seu pai, percebe que ele, serenamente, assobia a música que toca baixinho no rádio. Tranquilamente, ele dirige em meio à tempestade. Então você relaxa e consegue pegar no sono, porque sabe que seu pai tem o controle da situação nas mãos.

Essa simples história poderia ilustrar nossas vidas, mas nem sempre é assim. Os carros são as nossas próprias vidas. A noite e a tempestade ilustram nossas dificuldades. A estrada é o caminho que seguimos ao longo da vida. O motorista poderia ser Deus. O problema é que, normalmente, colocamos Deus no banco do passageiro e assumimos a direção do carro.

Diante das adversidades da vida e dos inúmeros possíveis caminhos, dirigimos conforme bem entendemos. Deus, no máximo, é um co-piloto que nos ajuda em algumas tomadas de decisão à respeito do caminho. Por que temos dificuldade de realmente entregar o controle de nossas vidas nas mãos de Deus?

Essa falta de confiança reflete um coração autônomo e independente. Reflete um coração dono de si mesmo; senhor sobre a própria vida, cujas decisões são tomadas segundo o próprio coração (que é enganoso). Naturalmente, as consequências serão desastrosas.

Neste Salmo, o grande e poderoso rei Davi nos inspira a descansarmos em Deus, entregando nossos caminhos a Ele. Devemos abrir mão de nossa autonomia e independência e confiar que Deus dirigirá nossas vidas da melhor forma possível. Ele é soberano, onisciente e onipotente, e nós não somos nada disso. Então, é quase uma irracionalidade não entregar a direção do carro em Suas mãos.

O problema é que, normalmente, nossa fé é frágil demais. Na dúvida se Deus vai cuidar de tudo, assumimos o controle do carro e fazemos por nós mesmos. Aceleramos demasiadamente, erramos caminhos, atropelamos pessoas, tudo porque não conseguimos confiar no fato de que Deus dirigirá nossas vidas pelos melhores e mais suaves caminhos.

Reflita sobre quem está no controle de sua vida. Caso você identifique que você mesmo está dirigindo, largue o volante, sente-se no banco do carona e curta a viagem. Aprecie a paisagem, cantarole a música do rádio e, de vez em quando, pergunte: “Pai, falta muito?”.

Petição

Senhor, ajuda-me a descansar em Ti. Perdoe porque muitas vezes minha incredulidade me faz assumir o controle da minha vida. Ensina-me a confiar em Ti.

Aplicação

Exercitarei a confiança em Deus.