Leitura: Salmos 31

Seleção

Tem misericórdia de mim, Senhor, pois estou angustiado; lágrimas me embaçam os olhos, e meu corpo e minha alma definham. […] Não permitas que eu seja envergonhado, Senhor, pois clamo a ti.

Salmos 31.9, 17

Observação 

É difícil precisar exatamente qual era a situação crítica que Davi enfrentava, mas o fato é que ele estava sofrendo. Choro, angústia e tristeza eram algumas das suas queixas diante de Deus. E, por causa disso, sofria zombarias, desprezo, boatos e conspirações. O salmista, então, por duas vezes clama a Deus dizendo: “Não permitas que eu seja envergonhado”.

Em diferentes proporções e contextos, este também é um dos temores que nós enfrentamos: o medo de sermos envergonhados diante das pessoas. A vergonha de perder o emprego, ser traído pelo cônjuge, precisar diminuir o padrão econômico ou mesmo a vergonha de alguma parte do corpo. A verdade é que somos reféns da opinião alheia e, por causa disso, buscamos constantemente ser bem vistos por quem está ao nosso redor.

O que está por trás disso é uma necessidade de aceitação e valorização. Queremos que as pessoas nos admirem e nos amem. E, quando não alcançamos determinado padrão esperado, nos frustramos porque as pessoas ao nosso redor terão um conceito menor sobre nós. Porém, se dermos um passo mais a fundo nessa auto-análise, veremos que o que buscamos, na verdade, é uma autoaceitação. Isso significa que queremos nos autoaprovar, mas fazemos isso sob o olhar do outro. Então, se somos validados por alguém, nós nos permitimos nos validar. Portanto, no fundo, o que buscamos é uma autoaceitação.

No entanto, o que precisamos é de uma “aceitação do alto”. E isso, nós, discípulos de Jesus, já obtivemos. Não por mérito, mas por graça, Deus Pai nos adotou como seus filhos, porque Jesus nos concedeu esse lugar de adoção. Portanto, somos aceitos, amados e valorizados pelo Criador do Universo que é, ao mesmo tempo, nosso Pai. Por que ainda insistimos nas migalhas relacionadas à aprovação das pessoas?

Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Cada um com sua personalidade, temperamento e características físicas únicas. Ninguém é igual a ninguém. E, por causa da obra de Jesus, fomos aceitos pelo Pai, do jeito que somos. Portanto, se o Criador do Universo nos valoriza por causa do sangue derramado de Jesus, como nós não nos valorizaríamos? Ainda que o pecado tenha nos afetado e precisemos lutar contra ele, esta é apenas uma mancha na criação de Deus que, gradativamente, tem sido eliminada. Portanto, saiba que você, discípulo de Jesus, é amado pelo Dono do Universo e não precisa mendigar a atenção do mundo lá fora. Você foi aceito por Deus e adotado em sua família. Isso significa que você é mais amado do que jamais poderia imaginar.

Petição

Senhor Deus, obrigado porque em Cristo, sei que sou amado por Ti. Ajuda-me a conceber essa ideia de que não preciso me tornar refém da opinião das pessoas que estão ao meu redor.

Aplicação

Refletirei mais a respeito do amor incondicional de Deus.