Leitura: Salmos 28
Seleção
A ti eu clamo, ó Senhor, minha rocha; não feches teus ouvidos para mim. Pois, se permaneceres calado, será melhor que eu desista e morra. Ouve minha súplica por misericórdia, quando eu clamar por socorro, quando levantar as mãos para o teu santuário.
Salmos 28.1,2
Observação
Davi estava clamando a Deus por socorro e proteção contra os inimigos, rogando para que o Senhor não fechasse os ouvidos à sua súplica e respondesse ao seu clamor. Angustiado pelas ameaças, reconhecia que, sem uma intervenção divina, sua luta seria em vão, gerando desespero em seu apelo. Há uma percepção de que Deus talvez estivesse demorando para trazer livramento.
Mas quem não se desespera e clama por uma intervenção urgente ao passar por angústias? Nós, especialmente nas últimas gerações, temos pavor do sofrimento, seja físico ou emocional. Rogamos a Deus para cessar nossas dores, mas nem sempre Ele age no momento ou da forma que desejamos. Deus tem seu tempo e sua maneira.
Você poderia questionar: “Se Deus é poderoso e, ao mesmo tempo, me ama, por que Ele não age quando clamo?”. Certamente, Ele tem os seus motivos e não estão relacionados à falta de amor ou incapacidade.
Creio que a aparente demora em responder nossas súplicas, muitas vezes, esteja relacionada a um tipo de treinamento. Nesses períodos de espera, aparentemente, Deus está nos ensinando a respeito de confiança e esperança. Em meio ao sofrimento ou dificuldade, costumamos recorrer a diferentes formas de socorro. E não há nada de errado com isso. O problema é que, por diversas vezes, depositamos nossa confiança e esperança nestes recursos, ao invés de confiarmos e esperarmos em Deus.
Portanto, confiar significa ter a certeza de que o Senhor fará o que é melhor para nós, do jeito dEle e no tempo dEle. Agora, com base nessa confiança, aprendemos a esperar. Esta palavra deriva do Latim expectare que traz a ideia de olhar para fora, aguardar, ficar na expectativa de algo. A ideia aqui é que olhemos para fora de nós mesmos e aprendamos a esperar em Deus. Daí também deriva a palavra ESPERANÇA que se refere à confiança otimista de que algo desejado ocorrerá.
Deus não está demorando para atender sua petição. Ele está lhe proporcionando abrir mão do controle da situação para que aprenda a confiar e a esperar. Largue as rédeas; pare de tentar fazer do seu jeito. Reflita sobre o seu sofrimento e exercite sua confiança e sua esperança. Confie que Deus fará o melhor! E espere que, no tempo dEle, o melhor acontecerá.
Petição
Deus, me perdoe porque insisto em ter o controle da situação em minhas mãos. Ajuda-me a confiar em Ti e a esperar por Ti.
Aplicação
Refletirei e exercitarei o confiar e o esperar.