Leitura: Salmos 24

Seleção

A terra e tudo que nela há são do Senhor; o mundo e todos os seus habitantes lhe pertencem. Pois sobre os mares ele edificou os alicerces da terra e sobre as profundezas do oceano a estabeleceu. […] Abram-se, portões da cidade! Abram-se, antigos portais, para que entre o Rei da glória. Quem é o Rei da glória? O Senhor, forte e poderoso. O Senhor, invencível nas batalhas.

Salmos 24.1,2-7,8

Observação 

Segundo a tradição judaica, este Salmo, atribuído a Davi, era entoado todas as manhãs de sábado no Templo durante a oferta de vinho ao Senhor. Perceba que sua linguagem fala sobre um Deus que não apenas criou céus, terra e tudo que neles há, mas também reina sobre Sua própria criação, detendo o domínio e o controle sobre tudo. Isso é o que chamamos de soberania de Deus, uma doutrina que postula que Deus exerce controle absoluto sobre todas as coisas do universo, desde eventos cósmicos até as mínimas ações humanas.

No entanto, o controle que Deus tem sobre o mundo não se trata de uma espécie de fatalismo, onde os homens são como fantoches. Também não se trata de coerção ou autoritarismo. Deus exerce Seu controle sobre a criação e, ao mesmo tempo, os homens são responsáveis por suas ações, escolhas e sentimentos.

Além disso, sabemos que Deus é como um Pai. Não como pais limitados e falhos como nós, mas como um Pai que ama Seus filhos com um amor sacrificial, incondicional e profundo. Isso significa que nosso Pai celestial não apenas nos ama, mas também é Todo-Poderoso.

Pois bem, se nosso Pai é o dono do Universo, se Ele controla cada detalhe do cosmos e, ao mesmo tempo, nos ama, por que ainda tememos o que pode nos acontecer? Temos medo do dia de amanhã, preocupações financeiras, temores relacionados à saúde e à morte. Perdemos o sono, ficamos estressados e ansiosos, temos crises de pânico e até depressão. Por que sentimos o que sentimos? Não seria um contra-senso? Não seria uma incoerência de nossa parte? O fato é que, por mais que nosso intelecto compreenda a soberania de Deus, ainda somos instáveis emocionalmente. A compreensão de certas doutrinas não garante, imediatamente, a transformação de nossas emoções; isso é um processo.

Portanto, não se culpe por ainda sofrer quando perde o controle sobre determinada situação. Não traga um peso ainda maior para sua instabilidade emocional. Este é o ser humano. Carne, osso, cérebro e… coração. Ainda estamos aprendendo a descansar nessas verdades. Por outro lado, aproveite as circunstâncias instáveis da vida para refletir sobre a soberania de Deus e para orar nesse sentido. São oportunidades que Deus nos dá para que exercitemos nossa fé e, gradativamente, aprendamos a descansar Nele. Ele mesmo disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Acaso alguma coisa é difícil demais para mim?” (Jr 32.27).

Petição

Senhor, obrigado por cuidar de mim. Tenho certeza que nada me faltará, porque sei que me amas e todas as coisas estão sob Teu controle. Ajuda-me a descansar nessa verdade.

Aplicação

Olharei para as dificuldades como oportunidade para exercitar o descanso.