Leitura: Salmos 15

Seleção

Senhor, quem pode ter acesso a teu santuário? Quem pode permanecer em teu santo monte? Quem leva uma vida íntegra e pratica a justiça; quem, de coração, fala a verdade. Quem não difama os outros, não prejudica o próximo, nem fala mal dos amigos. Quem despreza os que têm conduta reprovável, e honra os que temem o Senhor, e cumpre suas promessas mesmo quando é prejudicado.

Salmos 15.1-4

Observação 

Quem pode estar na presença de Deus? Essa foi a pergunta que Davi fez no início deste Salmo. À primeira vista, pode parecer uma pergunta simples, especialmente para aqueles que sempre foram ensinados a orar e buscar a Deus, o que implica em estar na sua presença.

A resposta que Davi oferece à sua própria pergunta parece igualmente simples. Ele sugere que uma vida reta e uma conduta moral adequada são o caminho para ser considerado digno de estar na presença de Deus. No entanto, quando interpretamos este Salmo à luz do Novo Testamento e dos ensinamentos de Jesus, percebemos a complexidade e a profundidade tanto da pergunta quanto da resposta.

A verdade é que ninguém poderia se aproximar de Deus sendo pecador. A infinita santidade e perfeição de Deus o torna inacessível para pecadores. Por mais que possamos cumprir alguns aspectos da lei de Deus, jamais seremos perfeitos o suficiente para merecer Sua presença. Então, como podemos obter esse privilégio?

É precisamente o que Jesus fez por nós. Ao assumir a culpa pelos nossos pecados e nos imputar Sua justiça, fomos justificados, ou seja, considerados justos diante de Deus. Agora, como o autor de Hebreus nos ensina, podemos nos aproximar com confiança do Trono da Graça, porque Jesus é o novo e vivo caminho que nos conduz ao Pai. Graças ao que Jesus realizou em nosso favor, fomos reconciliados com Deus, e, como resultado, podemos nos aproximar d’Ele com a confiança que um filho tem ao se aproximar de seu pai. Portanto, se você reconhece Jesus como seu Salvador e Senhor, não subestime o direito que lhe foi concedido.

Você pode estar se perguntando sobre o papel das boas obras nesse processo de justificação. Conforme o Novo Testamento nos ensina, as boas obras são as expressões naturais daqueles que seguem a Jesus. Portanto, viver uma vida íntegra, praticar a justiça, falar a verdade, não prejudicar o próximo e realizar outros atos de obediência são manifestações práticas da gratidão por aquilo que Jesus fez por você. Além disso, o Espírito Santo que habita em você o capacitará a se tornar cada dia mais semelhante a Jesus.

Já respondeu ao chamado para ser um seguidor de Jesus? Então expresse sua gratidão por meio de uma vida que O honre e O faça conhecido.

Oração

Senhor Deus, obrigado porque enviaste Teu Filho para morrer em meu lugar. Ajuda-me a viver uma vida que Te agrade.

Aplicação

Buscarei a santidade todos os dias de minha vida.