Leitura: Salmos 9 

Seleção

Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; anunciarei as maravilhas que fizeste. Por causa de ti, me alegrarei e celebrarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.

Salmos 9.1,2

Observação 

Neste Salmo, Davi celebra a vitória de seu exército sobre os inimigos e reconhece a intervenção divina nas batalhas. Davi tinha plena consciência de que Deus estava com eles, e suas vitórias aconteciam por causa disso. Obviamente, ele sabia que tinha a responsabilidade de treinar e liderar seu exército, mas tinha a certeza de que tudo acontecia de forma favorável porque Deus estava com eles.

Essa é a mesma consciência que precisamos ter nas diferentes áreas de nossas vidas. Se trazemos sustento para nossas casas, é porque Deus nos dá saúde e condições para trabalhar. Se temos um casamento saudável, é porque Deus cria as condições para isso. Se dormimos bem e acordamos no dia seguinte, significa que Deus nos possibilitou. Enfim, precisamos ter a consciência de que tudo de bom que acontece em nossas vidas é, literalmente, graças a Deus.

Tendo essa percepção, precisamos exercitar nossa gratidão. E, nestes dois breves versículos, Davi nos ensina como um coração grato se expressa. A primeira marca que ele nos apresenta é o louvor a Deus. Não apenas nos cultos de domingo, mas pessoas verdadeiramente agradecidas prestam louvor a Ele em orações e até mesmo cantarolando canções durante o dia. Glorificam a Deus, exaltando Seu nome, em toda e qualquer situação.

Pessoas verdadeiramente agradecidas também anunciam as maravilhas que Deus tem feito. Elas espalham as Boas Novas, compartilham seu testemunho e anunciam para o mundo tudo que Deus fez e continua fazendo. Contam a história de um Deus que ama incondicionalmente e convida pessoas a se relacionarem com Ele.

A gratidão também gera alegria, que deve ser uma marca do cristão. Somos o povo mais feliz da Terra porque temos um Deus que perdoou nossos pecados, cuida de cada detalhe de nossas vidas e ainda tem separado um lugar para passarmos toda a eternidade.

E, por fim, outra evidência de um coração grato é a celebração. Pessoas que reconhecem a intervenção de Deus em suas vidas celebram cada conquista, seja mais um ano de vida, o nascimento de um bebê, a formatura da filha, a apresentação do filho na escola, um fim de semana na praia ou mesmo a comida no prato. Tudo é motivo de celebração.

Que tal começar a exercitar a gratidão a Deus? Glorifique a Deus e cante louvores a Ele, anuncie Suas maravilhosas obras, alegre-se e celebre cada conquista. Saiba que a gratidão é o melhor remédio contra o desânimo, o abatimento e a depressão.

Oração

Senhor, não tenho palavras para descrever o quanto me sinto abençoado. Ajuda-me a exercitar e expressar minha gratidão diariamente. 

Aplicação

Exercitarei a gratidão todos os dias.