Leitura: Salmos 6

Seleção

Ó Senhor, não me repreendas em tua ira, nem me disciplines em tua fúria. Tem compaixão de mim, Senhor, pois estou fraco; cura-me, Senhor, pois meus ossos agonizam. Meu coração está muito angustiado; Senhor, quando virás me restaurar? Volta-te, Senhor, e livra-me! Salva-me por causa do teu amor. Pois os mortos não se lembram de ti; quem te louvará da sepultura? Estou exausto de tanto gemer; à noite inundo a cama de tanto chorar, e de lágrimas a encharco.

Salmos 6.1-6

Observação 

Davi estava com o coração angustiado. Exausto de tantos lamentos, encharcava de lágrimas sua cama em noites intermináveis. Suplicava, aparentemente, por uma cura física e emocional. Não sabemos ao certo o motivo de seu lamento, mas o que sabemos é que Davi sentia como se Deus o tivesse abandonado. Entendia que Deus o estava repreendendo e disciplinando e, por isso, suplicava por misericórdia.

Muitas vezes, é assim que nos sentimos. Não ouvimos Sua voz, não sentimos Sua presença; é como se Deus estivesse distante e nos disciplinando com Sua ira. Nossas almas ficam aflitas e o coração se angustia. Noites intermináveis, dias sombrios e uma angústia sem tamanho. Em muitas ocasiões, sequer conseguimos identificar claramente a razão de tanto sofrimento.

Neste Salmo, Davi nos ensina que, nos dias em que nossa alma padece e não sentimos a presença de Deus, precisamos suplicar por Seu socorro. Por mais que possa não parecer, Ele nos ouve. E não somente isso, temos um Deus que não fica impassível diante de nosso sofrimento. Pelo contrário, Ele vem em nosso auxílio, trazendo alívio para nossas almas aflitas.

No final desse Salmo, Davi muda o tom. Como se Deus estivesse respondendo ao seu clamor, Davi diz: “8…o Senhor ouviu meu pranto. 9O Senhor ouviu minha súplica; o Senhor responderá à minha oração”. 

É reconfortante saber que temos um Deus que atende às súplicas dos justos e que Se importa com o sofrimento de nossos corações. Diante disso, o conselho de Davi é que não soframos em silêncio. Devemos derramar nossos corações diante de Deus, suplicando alívio para nossas almas angustiadas e pedindo que Ele venha e nos traga paz.

Não hesite em conversar com Deus agora mesmo; Ele ouvirá seu clamor e atenderá às suas necessidades.

Oração

Senhor Deus, ouve meu clamor. Que sejas minha companhia em meio à solidão. Qe sejas meu refúgio em meio à confusão. Que sejas minha paz em meio ao caos.

Aplicação

Suplicarei auxílio a Deus em minhas necessidades.