Leitura: Salmos 5

Seleção

Ó Deus, tu não tens prazer algum na maldade e não toleras o pecado dos perversos. Os orgulhosos não terão lugar em tua presença, pois odeias todos que praticam o mal. Tu destróis os mentirosos; o Senhor detesta assassinos e enganadores. […] Alegrem-se, porém, todos que em ti se refugiam; que cantem alegres louvores para sempre. Estende sobre eles tua proteção, para que exultem todos que amam teu nome. Pois tu, Senhor, abençoas os justos;  com teu favor os proteges como um escudo.

Salmos 5.4-6; 11,12 (NVT)

Observação 

Precisamos recordar algumas verdades. A primeira delas é que Deus é completamente Santo, o que significa que não há qualquer indício de mácula, ou seja, Ele é perfeito. Sendo perfeito, Ele não tolera nada menos que a perfeição. Deus não pode manter comunhão com pecadores, dado Sua essência imaculada. Como o próprio Davi disse, Ele não tolera o pecado dos perversos e odeia quem pratica o mal. Ele detesta mentirosos, assassinos, enganadores e qualquer outra classe de pecadores.

Além de ser completamente Perfeito, Deus é plenamente Justo. Portanto, Ele nunca poderia deixar de punir aqueles que violam Sua Lei, ou então seria um Deus injusto, beneficiando uns à custa de outros. Portanto, para manter Sua equidade, todos aqueles que transgridem Suas leis devem ser penalizados. E você conhece o lugar onde Deus pune os pecadores: o inferno.

Talvez, neste momento, você esteja começando a se preocupar, porque sempre ouviu que Deus é amor. É possível que você esteja reconhecendo em si mesmo alguns pecados cotidianos que Deus, com certeza, não aprovaria. E é aí que surgem algumas perguntas: “Será que Deus me odeia?”, “Será que estou destinado à condenação eterna?”, “Como obter o perdão de Deus?”.

Sim, de fato, todos nós pecamos, desde a infância e, especialmente, na vida adulta. Isso significa que, de acordo com a justiça de Deus, merecemos a condenação eterna. No entanto, existe um caminho para o perdão. Existe uma única maneira pela qual podemos ser redimidos de nossos pecados e restaurar nossa comunhão com Deus; esse caminho é Jesus Cristo.

Aqui é onde entra a terceira verdade sobre Deus: o AMOR. Deus nos amou de tal maneira que enviou Seu Filho, Jesus, para sofrer a penalidade que deveria recair sobre nossos ombros. Fomos perdoados porque Ele suportou nossa culpa. Portanto, aqueles que reconhecem e se apegam a essa verdade são perdoados de seus pecados. E não apenas isso, aqueles que genuinamente se entregam a essa verdade responderão com uma gratidão tão intensa que viverão conforme Davi descreve nos versículos 11 e 12: serão alegres, cantarão louvores a Deus, amarão sinceramente ao Senhor, procurarão viver com retidão e ainda serão protegidos por Ele.

Se você, estimado OUVINTE leitor, nunca se entregou a Jesus dessa maneira, abra seu coração para Ele e entregue-se completamente e de uma vez por todas.

Oração

Senhor Deus, eu me entrego a Ti. Perdoa meus pecados e me ajude a viver uma vida que expresse minha gratidão, por meio da obediência.

Aplicação

Buscarei a obediência como forma de gratidão.