Leitura: Salmos 4

Seleção

Saibam, porém, que o Senhor distingue para si o piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo por ele.

Salmos 4.3

Observação 

Muitas vezes, temos dificuldade em acreditar naquilo que não vemos. E, por causa disso, muitos têm dificuldade para acreditar em Deus. Outros até acreditam em um Criador, mas não conseguem conceber um Ser celestial que interfira e cuide de Sua criação. Devido a esse tipo de incredulidade, muitas pessoas se sentem sozinhas, como se fossem as únicas responsáveis por seu próprio destino. Sentem-se desamparadas.

Essa não era a percepção do grande rei Davi. Por mais que fosse um grande guerreiro e um grande líder, Davi tinha consciência de que sua vida estava nas mãos de Deus. Seja para protegê-lo nas guerras, prover suas necessidades diárias ou conceder os dons necessários para liderar uma nação, Davi sabia que tudo vinha da parte de Deus.

Ao mesmo tempo, tinha consciência de que sua relação com Ele deveria ser recíproca. Se, por um lado, Deus o havia chamado para ser rei de Israel, ele sabia que precisava responder com fidelidade a Deus. Portanto, nessa relação de cuidado e fidelidade, Davi tinha a certeza de que Deus não o desampararia, e, em contrapartida, ele viveria uma vida piedosa.

Embora não tenhamos visto Deus com nossos olhos, acreditamos em Sua existência. E não apenas acreditamos, mas temos convicção, pela fé, de que Ele nos ama e, por causa disso, nos separou para uma vida de fidelidade a Ele. Nessa relação como que de Pai para filho, sabemos que nunca estaremos desamparados. Sabemos que Ele não apenas nos ouve quando clamamos, mas atende às nossas necessidades. Qual pai não daria o necessário para a sobrevivência de um filho? Se pais terrenos fazem o que podem por seus filhos, quanto mais Deus, que não apenas é o Criador dos céus e da Terra, mas também conduz a criação de acordo com Seus desígnios e ama profundamente os Seus.

Portanto, reflita sobre essa realidade. Deus nos separou para uma vida conectada a Ele e, por isso, jamais nos abandonará. Mesmo que não O vejamos com nossos olhos, pela fé, temos a certeza de que Ele cuida de nós nos mínimos detalhes. Nossas orações não são palavras lançadas ao vento. Ele nos ouve e responde, porque é um Pai que ama Seus filhos.

Que a consciência a respeito da paternidade de Deus encha o seu ser. Que essa seja uma certeza concreta em seu coração. E que você responda com fidelidade e piedade Àquele que o separou e o ama desde a fundação do mundo.

Oração

Senhor Deus, sei que me amas e por isso sou grato. Ajuda-me a viver uma vida de piedade e fidelidade ao Senhor. 

Aplicação

Refletirei ainda mais sobre a paternidade de Deus.