Leitura: João 17

Seleção

Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

Jo 17.15-18

Observação 

Você não é deste mundo! C.S. Lewis disse: “Se eu encontro em mim um desejo que nenhuma experiência deste mundo pode satisfazer, a explicação mais provável é que fui feito para outro mundo”. Fomos criados para viver a eternidade na presença de Deus, onde experimentaremos os verdadeiros prazeres que não se comparam aos prazeres passageiros que a terra pode oferecer.

Embora vivamos neste mundo, a oração de Jesus, conhecida como a “oração sacerdotal”, não pediu que o Pai nos retirasse deste mundo, mas sim que nos guardasse do mal. É uma prova do cuidado divino enquanto peregrinamos nesse mundo caído.

Jesus também pediu que fôssemos santificados pela verdade, significando que a Palavra de Deus deve nos tornar mais semelhantes a Ele e nos separar das influências mundanas. Por fim, Ele afirmou que tanto quanto o Pai O enviou ao mundo, assim Ele faria conosco.

Perceba o paradoxo: não somos deste mundo, somos separados deste mundo, mas somos enviados ao mundo. Isso significa, meus irmãos, que somos como embaixadores do Reino de Deus nesta terra. Somos os representantes de Jesus em terra estrangeira, encarregados de uma grande (co)missão. Fomos enviados ao mundo para espalhar as Boas Novas, a fim de que outros embaixadores sejam recrutados, treinados e também enviados.

Lembre-se sempre de que você está em missão! Não permita que os prazeres momentâneos desviem sua atenção do propósito para o qual você foi chamado. Talvez você pense que a vida cristã seja entediante; no entanto, a verdade é que é justamente o oposto. Nossa sede por prazeres é tão grande que, não tendo encontrado nada muito empolgante no mundo, encontramos aos pés de Jesus e em sua missão.

Não se esqueça: você não pertence a este mundo! Como embaixadores do Reino de Deus, somos chamados a brilhar na escuridão, a compartilhar as Boas Novas e a inspirar outros a se juntarem à essa missão. E o melhor de tudo é que nosso destino transcende este mundo. As alegrias eternas nos aguardam, quando estaremos com Ele, face a face. Mantenha-se firme, pois sua verdadeira pátria está além deste mundo!

Oração

Senhor Jesus, obrigado pelo privilégio de fazermos parte da tua missão na Terra. Peço-Te para que os prazeres efêmeros não desviem meu foco daquilo que fui chamado a fazer. Que minha vida seja uma entrega constante e diária à obra que me comissionaste.

Aplicação

Buscarei cada dia mais o foco nas coisas eternas.