Leitura: João 15

Seleção

Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.

Jo 15.5

Observação 

Todo cristão deveria desejar profundamente ser parecido com seu Mestre, Jesus. Mas isso é impossível de se fazer artificialmente. Ninguém consegue ser como Jesus simplesmente porque decidiu ser.

Ser como Ele significa manifestar continuamente virtudes como o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio. Com a “força do braço”, até conseguimos executar uma ou outra virtude eventualmente. Mas, expressá-las de forma rotineira, tanto em momentos tranquilos como em momentos de maior tensão, só é possível por meio de seu poder fluindo em nós. 

A metáfora da videira e dos ramos é muito rica, pois traz um entendimento claro de como isso funciona. Sem a seiva que flui por meio da videira, o ramo seria incapaz de produzir fruto. Exatamente como acontece entre nós e Jesus. 

Por isso, para frutificarmos, precisamos permanecer em Jesus. E isso significa viver uma vida de completa dependência dEle. E a melhor forma de expressar e exercitar essa dependência é por meio da oração e da leitura bíblica. 

O problema é que vivemos dias corridos e, muitas vezes, deixamos essas disciplinas espirituais de lado. Não nos sobra tempo justamente com a Pessoa mais importante, que é Jesus. A bem da verdade é que, muitas vezes, vivemos de forma autônoma como se Ele não existisse. E, gradativamente, nosso amor por Ele e pelo próximo vai se esvaindo até que nosso coração se esfria.

Não deixe que a “seiva do Espírito” pare de fluir em seu coração. Mantenha-se firme numa vida disciplinada, fervorosa e profunda de oração e leitura bíblica. Invista tempo em solitude, contemplação, silêncio e meditação nas Escrituras. Você verá que, no devido tempo, os frutos começarão a brotar. Você verá Jesus sendo formado em você e o Pai será glorificado por meio de sua vida.

Oração

Deus Pai, ajuda-me a permanecer no Teu Filho. Que teu Espírito Santo me mostre tudo aquilo que me afasta de Ti. Ajuda-me a manter a disciplina da oração e da leitura bíblica. Frutifique em mim, para a glória do teu nome.

Aplicação

Aprofundarei cada vez mais minha vida devocional.