Leitura: João 13

Seleção

Eu lhes dou um novo mandamento: que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros.

Jo 13.34

Observação 

Jesus estava à mesa com seus discípulos mais próximos, os apóstolos. Estavam celebrando a Páscoa judaica. Chegava o momento da despedida, pois em breve Jesus seria capturado e morto. Nesse contexto, Ele trouxe um novo mandamento: amem uns aos outros como eu os amei.

A ideia de amar ao próximo como a si mesmo já era conhecida. A novidade aqui era que o modelo de amor a ser seguido era o próprio Jesus.

Momentos antes dessa cena, vemos Jesus lavando os pés de seus discípulos. Aqui, temos um importante insight sobre esse amor. Lavar os pés, naquela época, era uma tarefa realizada por servos ou escravos. As estradas empoeiradas deixavam os pés muito sujos. Então, lavar os pés do convidado era um ato de hospitalidade.

No entanto, naquela última ceia não havia servos na casa. Jesus, então, assumiu o papel de servo, expressando amor e humildade. Ele era o Filho de Deus, que havia renunciado à sua glória para servir os seus. E não apenas isso, em breve Ele mostraria a profundidade de seu amor, entregando-se na cruz do Calvário para que fôssemos redimidos de nossos pecados.

Esse é o modelo de amor que devemos reproduzir. Um amor que não se limita a palavras e sentimentos, mas se envolve em ação. Portanto, o novo mandamento de Jesus para nossas vidas é que amemos uns aos outros de maneira humilde e sacrificial, assim como Ele nos amou. Isso significa considerar os outros superiores a nós mesmos e, de forma abnegada, servi-los. Sem esperar nada em troca, servimos. Alegrando-nos com a satisfação do outro, servimos.

E o mais interessante de tudo isso é que, à medida que servimos, também nós nos alegramos. Ou seja, a verdadeira felicidade não está em servir a nós mesmos, mas em encontrar satisfação no amor ao próximo. Por isso Jesus disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber” (At 20.35).

Experimente viver para amar o próximo assim como Jesus nos amou. Você verá que é nessa atitude que reside a verdadeira felicidade.

Oração

Senhor Jesus, obrigado por esse amor incondicional. Que eu me sinta constrangido por esse amor e impelido a expressar amor ao próximo. Ajuda-me a amar como o Senhor me amou. Capacita-me a expressar esse amor de forma prática para com aqueles que estão ao meu redor. 

Aplicação

Exercitarei o amor ao próximo por meio de atitudes práticas.