Leitura: João 9

Seleção

Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo. 

Jo 9.25b

Observação 

Um homem cego de nascença havia sido curado por Jesus. Indignados, os líderes judeus (os fariseus) discutiam entre si. Uns diziam que era um absurdo curar alguém no sábado, pois estaria infringindo a Lei de Moisés. Outros diziam que um pecador não poderia realizar aquele tipo de milagre.

É interessante notar que os religiosos não estavam felizes por ver um cego de nascença enxergando. Cheios de inveja, estavam mais preocupados em encontrar motivos para acusar Jesus.

Mas o ponto aqui não era apenas a cura física. No final do capítulo, vemos que Jesus se encontrou novamente com aquele homem. Naquele instante, aquele que era cego conseguiu reconhecer Jesus como o Filho de Deus.

Neste capítulo, vemos o contraste entre os fariseus e aquele homem que pedia esmolas. Os primeiros detinham todo o conhecimento do Antigo Testamento; eram mestres da Lei de Moisés. O segundo sequer podia ler. No entanto, era justamente ele quem estava recebendo o favor de Jesus.

Mais do que a cegueira física, Jesus veio para curar nossa cegueira espiritual. A religiosidade fria não consegue enxergar a realidade do Evangelho. Enxerga apenas um punhado de regras e vive por elas. Está cega para a verdadeira piedade, para a misericórdia e para o amor. Está cega para Jesus.

Em contrapartida, aqueles que não estão cegos pelas escamas da religiosidade conseguem enxergar as belezas do Evangelho. Reconhecem que foram alcançados pela graça e não apenas por conhecer um conjunto de doutrinas. Entenderam que o Evangelho não se trata apenas de acumular conhecimento teológico, mas de ter um coração transformado e de colocar em prática tudo o que sabem.

A religiosidade cega faz de Deus um conteúdo a ser dissecado e, em meio aos seus estudos, não consegue enxergar Jesus. Por outro lado, a religião genuína, muitas vezes sem grande conhecimento teológico, presta uma genuína adoração. Enquanto os fariseus queriam matar Jesus, o mendigo O adorava!

Oração

Senhor, não permita que a religiosidade me deixe cego para as realidades do Evangelho. Tira qualquer escama que deturpe a visão que tenho de Ti. Que minha vida seja dedicada para Te adorar em todo tempo.

Aplicação

Continuarei a adorar meu Senhor de todo coração.