Leitura: João 5

Seleção

Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou: Você quer ser curado? O enfermo respondeu: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada. Quando tento entrar, outro enfermo chega antes de mim. Então Jesus lhe disse: Levante-se, pegue o seu leito e ande. 

Jo 5.5-8

Observação 

Imaginem a cena: Jesus chega a Jerusalém durante uma das festas judaicas anuais. Sua jornada O leva até o tanque de Betesda, um lugar onde muitos enfermos se reuniam na esperança de um milagre. A crença popular era que um anjo, de tempos em tempos, agitava as águas e o primeiro a entrar seria curado. Entre a multidão de pessoas com esperanças e corações aflitos, estava um homem paralítico, cuja situação parecia sem esperança.

Contudo, em meio àquela multidão, Jesus escolheu aquele homem específico. Em um breve diálogo, Ele realizou um milagre impressionante, concedendo a cura ao homem paralítico. O que aconteceu depois é igualmente fascinante; mais tarde, no versículo 14, descobrimos que o homem estava no Templo. Imagine o significado disso: pela primeira vez em 38 anos, ele podia cumprir suas obrigações religiosas e entrar no lugar onde a presença de Deus residia naquela época.

Este encontro com a graça de Jesus é uma poderosa ilustração do que todos nós experimentamos. Em um mundo repleto de pessoas espiritualmente doentes, Jesus veio até nós, oferecendo a cura para nossas almas aflitas. Éramos como “paralíticos espirituais”, incapazes de nos aproximarmos da presença de Deus. No entanto, um encontro transformador com Sua graça mudou nossas vidas para sempre. Não foi por mérito próprio, mas porque Ele nos amou primeiro e veio ao nosso encontro. Como Jesus disse em outra ocasião: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós.” Sim, Jesus nos escolheu, aproximou-se de nós e nos presenteou com Sua graça.

 Agora, uma vez curados, podemos adentrar à presença do Pai. Não porque recebemos alguma cura física, mas porque recebemos a cura espiritual. Antes, incapazes de adorá-Lo. Hoje, corremos livremente ao seu encontro.

Talvez você ainda esteja esperando um anjo agitar as águas para ter sua sorte mudada. No dia de hoje, Jesus vem ao seu encontro e lhe pergunta: “Você quer ser curado?”. Esse é um convite à salvação eterna que só encontramos em Jesus. Agora, “levante-se, pegue o seu leito e ande”. Corra à presença do Pai e viva uma vida de adoração a Ele.

Oração

Senhor Jesus, obrigado por esse encontro que mudou minha história. Sei que posso adentrar à presença do Pai porque fui curado de minhas mazelas espirituais. Recebi vida, quando estava morto. Que a minha vida seja uma expressão de gratidão a Ti.

Aplicação

Expressarei minha gratidão a essa graça que me alcançou vivendo uma vida de obediência