Leitura: João 2
Seleção
Estavam ali seis potes de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e em cada um cabiam cerca de cem litros. Jesus lhes disse: Encham de água esses potes. E eles os encheram totalmente. Então lhes disse: Agora tirem um pouco e levem ao responsável pela festa. Eles o fizeram. Quando o responsável pela festa provou a água transformada em vinho ele não sabia de onde tinha vindo, por mais que os serventes que haviam tirado a água soubessem, chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, quando já beberam muito, servem o vinho inferior; você, porém, guardou o melhor vinho até agora!
Jo 2.6-10
Observação
Jesus havia sido convidado a participar de uma festa de casamento, uma ocasião que, naquele tempo, se estendia por sete dias. No entanto, algo perturbador estava acontecendo: o vinho, símbolo da alegria e celebração, havia se esgotado prematuramente. Os noivos, envergonhados pela escassez da bebida, enfrentavam uma situação desafiadora. Mas ali, naquela festa, estava Jesus.
Diante daquela situação desconfortável, Ele deu uma ordem aparentemente simples: encher seis grandes jarros com água. Estes jarros eram destinados, de acordo com a tradição judaica, à lavagem ritual das mãos, um ato de purificação. Mas o que Jesus fez a seguir transcendeu o ordinário: Ele transformou a água em vinho. No entanto, esse milagre não era apenas uma exibição de poder sobrenatural; era um sinal.
Nas entrelinhas desse milagre, Jesus anunciava uma nova ordem. Ele sinalizava que o sistema religioso judaico, com suas regras e rituais, seria substituído por algo novo e revolucionário: a nova aliança. E essa nova aliança traria implicações profundas para as nossas vidas.
Assim como a água estagnada foi transformada em um vinho que transbordou em alegria, Jesus faz o mesmo em nossas vidas. Normas frias e rituais vazios já não têm mais lugar. Em Jesus, encontramos uma nova maneira de viver, marcada pela verdadeira alegria e contentamento.
A questão que se coloca é: você tem bebido da fonte de alegria que é Jesus? Ou continua preso ao velho e ultrapassado sistema de regras humanas? Convide Jesus para transformar sua vida, e você experimentará as alegrias mais profundas e autênticas que jamais imaginou. Deixe que o “vinho” de sua presença encha o seu ser e transforme cada aspecto de sua existência.
Oração
Senhor, obrigado por me libertar da escravidão das regras. Obrigado por essa liberdade que só tenho em Ti. Obrigado pela alegria que invade meu coração, à medida que me entrego mais ao Senhor.
Aplicação
Buscarei, cada dia mais, viver uma vida de alegria e satisfação em Jesus