Leitura: João 1

Seleção

Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

Jo 1.17

Observação 

Talvez você já tenha ouvido a ideia de que o cristianismo se resume a um conjunto rigoroso de regras e leis. Dizem que se você as seguir estritamente, será salvo e alcançará o céu, mas, se vacilar, estará condenado ao inferno. No entanto, essa visão não reflete o verdadeiro cristianismo.

A Lei de Moisés, por exemplo, entregue ao povo hebreu séculos antes de Jesus, nunca teve o poder de conceder a salvação às pessoas. Seu propósito sempre foi destacar o pecado humano. Ela servia para mostrar que seria impossível obter a salvação apenas cumprindo as exigências desse sistema de regras. A Lei de Moisés sempre deixou claro que as pessoas precisavam de um Salvador, porque jamais conseguiriam salvar a si mesmas.

Muitos séculos após Moisés, Jesus veio ao mundo. O evangelista João nos revela que Ele é cheio de graça e verdade, o que diz muito sobre como Ele nos trata.

Em Sua perfeição, Jesus acolhe aqueles que reconhecem seus pecados, pois Ele é cheio de graça. Ele nos trata com um favor que não merecemos; esse é o verdadeiro amor. É um amor que age sem esperar algo em troca, simplesmente ama. Trata-se de um amor incondicional, independente de nossa performance espiritual. Mesmo quando pecamos, nós, as ovelhas de Jesus, continuamos a ser alvos de Seu amor.

Ao mesmo tempo, Ele é a própria verdade. Isso significa que existe um padrão absoluto de comportamento esperado por Jesus. Seu amor por nós não é uma licença para vivermos livremente no pecado; é, na verdade, um chamado à obediência. Esse amor incondicional nos constrange a vivermos uma vida de obediência como resposta ao amor que recebemos. Conforme Ele mesmo disse: “Aquele que tem e guarda os meus mandamentos é o que me ama”. Portanto, Ele espera que expressemos nosso amor por Ele através da obediência à Sua Palavra.

Deixe de tentar carregar o fardo da Lei na esperança de conquistar a salvação através do esforço pessoal. Em vez disso, olhe para a Lei de Deus e reconheça seus próprios pecados e limitações. Seja sincero consigo mesmo e se aproxime de Jesus com humildade, pedindo perdão por seus pecados e reconhecendo a necessidade de um Salvador. Ele não apenas perdoará seus pecados, mas também o ajudará a viver de acordo com a verdade que Ele ensina.

Oração

Senhor, reconheço meus pecados. Reconheço que sou um transgressor da sua Lei. Por isso, lhe peço misericórdia. Ao mesmo tempo, sou grato por essa maravilhosa graça que me alcançou. Sei que não sou merecedor. Obrigado por esse amor que sequer consigo mensurar.

Aplicação

Buscarei cada dia mais uma vida de obediência como resposta de gratidão.